Organizado pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Unisc (NITT/Unisc), ocorreu na tarde desta quarta-feira, dia 14 de setembro, no auditório do bloco 19, o evento NITTs: uma oportunidade para troca de experiências.

A programação iniciou com a palestra Protegendo o conhecimento sensível, ministrada pelo oficial de inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Robertson Frizero, que abordou os cuidados necessários para a realização de atividades acadêmicas, especialmente de pesquisas, além dos cuidados na divulgação de dados e de informações. Frizero também apontou as ameaças existentes ao conhecimento sensível. A palestra foi realizada por meio do Programa Universidade & Inteligência (Unint), da Abin.

Na sequência, o público presente prestigiou a palestra Os NITTs e o empoderamento da sociedade em propriedade intelectual, ministrada pelo advogado e sócio do Escritório Leão de Propriedade Intelectual, Milton Lucídio Leão Barcellos. Em sua fala, destacou o sistema de propriedade intelectual e sua importância no desenvolvimento das atividades acadêmicas. Além disso, o palestrante ressaltou a importância da atuação dos NITTs no contexto das universidades.

Em seguida, a coordenadora do NITT/Unisc, Isabel Grunevald, fez uma apresentação do setor, elencando as atividades realizadas e as ações pontuais desenvolvidas pelo NITT da Unisc. “Este evento foi planejado como mais uma ação alusiva aos 10 anos de criação do NITT. A parceria com a Abin, através do Programa Unint, é de suma importância, pois a abordagem sobre o conhecimento sensível complementa as ações que asseguram os direitos de propriedade intelectual, tão importantes para a atuação do NITT e o reconhecimento da Unisc enquanto locus da criação de tecnologias originalmente inovadoras”, salientou Isabel.

*Publicado por Felipe Nopes