O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (NITT/Unisc) encaminhou ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o pedido de registro do software que classifica imagens por meio de redes neurais artificiais (RNAs) e lógica fuzzy, destinado ao uso acadêmico e industrial. A criação é de autoria dos professores do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI) – Mestrado, Rejane Frozza e Rolf Fredi Molz, e do mestre em SPI, Ivan Luís Suptitz.

Intitulado Processador de Imagens Neuro-Fuzzy para a Indústria (Pinfi), o software tem seu funcionamento dividido em cinco etapas: aquisição das imagens; pré-processamento; bloco de fuzzificação; modelagem da RNA; e apresentação dos resultados (saída). Segundo Rejane, o programa caracteriza-se por disponibilizar um processo de uso de três temas de pesquisa em computação, envolvendo redes neurais artificiais, sistemas fuzzy e processamento de imagens em uma mesma ferramenta computacional.

“Efetuar o registro de softwares desenvolvidos por alunos e professores do PPGSPI qualifica a produção científica e técnica dos pesquisadores, do programa e da universidade”, destaca a docente. Suptitz explica que o objetivo é que o Pinfi seja de fácil utilização, contribuindo para melhorar a produtividade das empresas e, ao mesmo tempo, ampliar o conhecimento público da inteligência artificial. “Tivemos uma atenção especial com a usabilidade e a ergonomia do software, para que o usuário possa realizar todas as operações no sistema por meio de uma interface gráfica intuitiva”, salienta.

Mais informações podem ser obtidas junto ao NITT/Unisc pelo telefone (51) 3717-7516, pelo e-mail nitt@unisc.br ou ainda pessoalmente na sala 1603, bloco 16 do campus de Santa Cruz do Sul.

*Publicado por Felipe Nopes