Jonas Fogliatto e Cristian Franck

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (NITT/Unisc) encaminhou um novo pedido de registro de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), referente à disposição aplicada em articulação para elementos sulcadores. A invenção foi idealizada pelo professor do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias, Cristian Josué Franck, e pelo engenheiro agrícola e técnico do laboratório de Engenharia Agrícola da Unisc, Jonas Pacheco Fogliatto.

A invenção, resultante do trabalho de conclusão de curso de Fogliatto, soluciona os inconvenientes apresentados no estado da técnica ao estabelecer um ângulo de giro horizontal delimitado para se ter um acompanhamento do sistema, conforme as curvas de nível e as ondulações existentes no solo de plantio. A proposta é fazer com que os sulcadores realizem a semeadura de forma mais eficiente, diferentemente dos equipamentos existentes que apresentam uma articulação vertical na extremidade da barra de tração.

Segundo Fogliatto, a ideia surgiu do problema encontrado ao analisar o funcionamento da semeadora, cujos mecanismos de deposição da semente sofriam um desgaste antecipado e entortavam com facilidade. “A partir disso, pensou-se em modificações que pudessem reduzir esse esforço sem alterar o processo de fabricação da máquina. Com isso, deu-se início às pesquisas sobre desenvolvimento de produto e como organizar esse processo. Com alguns componentes criados e outros modificados, chegamos ao projeto final”, explica.

Para Franck, a agricultura atual necessita continuamente de avanços tecnológicos para se manter competitiva. “Isso é válido para qualquer propriedade rural, seja ela grande, média, pequena, empresarial ou familiar. Através desse trabalho, percebemos que algumas modificações poderiam ser feitas para deixar o processo de implantação de culturas (semeadura e adubação) ainda melhor”, afirma.

De acordo com o docente, o desafio foi grande e o resultado, gratificante. “Nosso desejo, a partir de agora, é que possamos desenvolver protótipos, apresentá-los a fabricantes e possibilitar aos agricultores brasileiros a utilização de máquinas mais modernas e que permitam produzir com maior qualidade”, aponta Franck. Mais informações podem ser obtidas junto ao NITT/Unisc pelo telefone (51) 3717-7516, pelo e-mail nitt@unisc.br ou ainda pessoalmente na sala 1603, bloco 16 do campus de Santa Cruz do Sul.

Jonas Fogliatto e Cristian Franck

*Publicado por Felipe Nopes