Foto: Divulgação

Nos dias 3, 4 e 5 de maio, o Núcleo de Apoio Acadêmico da Unisc (Naac) participou do 1º Seminário Luso-brasileiro de educação inclusiva: o ensino e a aprendizagem em discussão, realizado na PUC, em Porto Alegre. O objetivo foi promover a discussão e a reflexão sobre a temática da inclusão, abordando os processos de ensino e aprendizagem que ocorrem em diferentes espaços educativos.

Através das palestras com profissionais de diferentes áreas de atuação e que trabalham em prol da inclusão, o evento buscou potencializar o papel das instituições e fomentar a ação do professor diante da inclusão do sujeito no espaço educativo.

A psicopedagoga do Naac, Fernanda Guedes Porto (foto), que representou o setor no evento, e a coordenadora do Núcleo, Raquel Ribas Fialho, expuseram o pôster produzido a partir do resumo intitulado Inclusão e acessibilidade: formação docente no ensino superior, em que as autoras relataram as experiências vivenciadas pelo setor na promoção de formações aos docentes da Universidade, trabalhando a temática da inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE).

“As discussões no evento foram de grande importância para que se possa pensar nos processos inclusivos de estudantes com NEE na Unisc, possibilitando que o Naac proponha novas ações e estratégias para avançarmos nessa temática e nas práticas inclusivas no ensino superior”, salientou Fernanda.

*Publicado por Josemar Santos