AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Serão ouvidos funcionários da Universidade que ocupem posições estratégicas e gestores de empresas do Vale do Rio Pardo

Dentro da programação da VI Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorre no dia 30 de outubro, às 19h15, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade. A atividade integra a VI Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os cursos de Mestrado e Doutorado da Instituição, por meio da apresentação de um trabalho indicado por cada Programa.

Um dos estudos escolhidos tem como título “Análise comparativa entre a perspectiva empresarial regional e a percepção da comunidade acadêmica: um estudo da imagem organizacional e da reputação institucional da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)” elaborado pela mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unisc, Elisandra Baierle, com orientação dos professores Flávio Régio Brambilla e Heron Begnis. 

Segundo ela, a escolha pelo tema reflete a preferência para o marketing desde a graduação à especialização. “Ao entrar no Programa a minha escolha foi pela linha de pesquisa Gestão Estratégica de Marketing, assim, em diálogo com os professores orientadores, definimos o tema. A fundamentação teórica está mostrando claramente a relevância e pertinência do assunto e que ele está alinhado com os objetivos da linha de pesquisa”, exalta.

A motivação é também pela oportunidade de realização de um trabalho científico que terá uma aplicação prática. Para Elisandra, a expectativa de um pesquisador é, através do seu estudo, produzir contribuições significativas e ela está realizando o trabalho dentro desta perspectiva. “Ao executar uma pesquisa de mestrado temos a possibilidade de desenvolver habilidades, o que impacta na qualificação pessoal e profissional. Ao estar no ambiente acadêmico, nos apropriamos de conhecimentos e experiências valiosas, transmitidas através das trocas com docentes, colegas e demais profissionais. O acesso ao conhecimento gera uma sensação gratificante que impulsiona a dedicação necessária em cada fase do projeto.”

O projeto está em andamento. Na fase atual é feita a escrita do referencial teórico, buscando conceitos que estejam relacionados ao tema principal. Em concomitante, a partir destas abordagens teóricas, está sendo elaborado o instrumento de coleta de dados, que neste projeto será um roteiro de entrevistas. O trabalho ainda será avaliado em banca por professores do PPGA, que irão trazer contribuições para a fase posterior. Após as adequações, ocorre a coleta dos dados.

Para a escolha das pessoas que serão entrevistadas, os critérios serão: ter vínculo funcional com a Universidade, há pelo menos 5 anos, e ocupar posições estratégicas e de gestão. Em relação às empresas, os critérios serão: estar estabelecidas no Vale do Rio Pardo e ter como entrevistados os gestores principais (ou seus representantes), com pelo menos 5 anos no cargo de liderança.

O estudo busca entender as percepções da comunidade acadêmica e da comunidade empresarial acerca da imagem da Unisc. “Quando tivermos os resultados, estes poderão subsidiar a gestão em suas ações de marketing e planejamento, proporcionando alinhamento com as expectativas e necessidades da comunidade. Estas ações podem repercutir positivamente na empregabilidade dos egressos da Unisc, e suprir lacunas existentes na literatura de marketing orientado ao Ensino Superior. 

Inscrições abertas

Os Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Unisc estão com inscrições abertas, incluindo o Mestrado em Administração. Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 17 de novembro, em unisc.br/mestradoedoutorado.

1759956633641

Elisandra Baierle

MENU PRINCIPAL