O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da Unisc desenvolve profissionais preparados para atuar no campo da saúde mental e em práticas sociais no mundo contemporâneo. Mais do que um diferencial no currículo, é uma oportunidade de especialização que amplia os níveis de conhecimento, de reflexão e as práticas.

Focado em formar profissionais inovadores, o Programa desenvolve as habilidades necessárias para a atuação nas práticas de prevenção, promoção e intervenção em saúde mental e nas suas interfaces com o campo social, político e institucional.

O Mestrado Profissional do PPGPsi proporciona conhecimentos teóricos, em concordância com as práticas do mercado. Isso significa que, além de habilitar para a docência, prepara para o trabalho em empresas e instituições de modo especializado.

Outro diferencial é que o curso possui uma perspectiva interdisciplinar, com professores de diferentes áreas da saúde e colegas de diferentes formações de nível superior. Este fator potencializa a troca de conhecimentos e articula práticas clínicas e sociais, políticas públicas, organizações e cultura com foco na saúde mental.

Considerando o caráter comunitário da Unisc, os estudantes realizam projetos de intervenção e de pesquisa voltados a realidade regional, construindo a qualificação de suas práticas em saúde mental e ampliando a inserção na comunidade.

Por que investir no Mestrado Profissional?

A busca por soluções no campo da saúde mental tem crescido consideravelmente. Cada vez mais as pessoas compreendem a necessidade de contar com apoio profissional para resolver questões emocionais e comportamentais, na busca por equilíbrio, bem-estar e qualidade de vida.

Além disso, os elevados índices de ansiedade e de depressão, diante das complexidades do mundo contemporâneo, exigem dos profissionais conhecimentos aprofundados para acolher de modo ideal e um perfil dinâmico. Investir na formação continuada é aprofundar conhecimentos e ampliar perspectivas para atuar assertivamente. Afinal, o profissional desta área possui a difícil tarefa de compreender o indivíduo, auxiliando a superar suas dificuldades emocionais em diferentes contextos.

Linhas de Pesquisa

O Mestrado Profissional em Psicologia visa capacitar profissionais das áreas da Psicologia, Saúde, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas para a inovação e produção de novas tecnologias no campo da Psicologia, através das seguintes linhas de pesquisa:

- “Práticas Clínicas Contemporâneas, Políticas Públicas e Saúde Mental”, que é voltada para intervenções em contextos onde são implementadas políticas públicas no campo da saúde mental. Foca na elaboração de diagnósticos, ferramentas e intervenções em que os processos de saúde e de adoecimento se façam presentes.

- “Práticas Sociais, Organizações e Cultura”, que é voltada para o desenvolvimento de ferramentas e tecnologias, dispositivos de investigação e programas de intervenção para resolução de problemas ligados às organizações e comunidades nos diferentes contextos culturais. Também problematiza as ações e as intervenções institucionais e coletivas em uma perspectiva social.

Inscrições Abertas para o Processo Seletivo

Para se inscrever no Processo Seletivo, basta acessar o site unisc.br/mestradoedoutorado  até o dia 17 de novembro.

Saiba mais: https://www.unisc.br/pt/cursos/todos-os-cursos/mestrado-doutorado/mestrado/mestrado-profissional-em-psicologia