AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

O CNPq selecionou o projeto de pesquisa intitulado Modelagem computacional e simulação da eficiência energética de processos industriais, de autoria do professor Ricardo M. Czekster, vinculado ao Departamento de Computação e ao Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI) – Mestrado, na concorrida Chamada MCTI/CNPq Nº 01/2016 - Universal (Faixa A). Junto com outros pesquisadores da Unisc também agraciados, o edital visa auxiliar financeiramente pesquisas que contribuam significativamente para o desenvolvimento do país.

Segundo Czekster, “este projeto de pesquisa irá atuar na modelagem e na simulação para avaliação de eficiência energética em contextos industriais, buscando oportunidades de melhorias”. O projeto selecionado ainda realizará pesquisas sobre técnicas de modelagem de sistemas utilizando notações padronizadas, como Business Process Modelling & Notation (BPMN), e sobre como estas podem ser integradas em ambientes de simulação já estabelecidos, como, por exemplo, o software Arena.

O prazo de conclusão do projeto é de 36 meses e a equipe conta ainda com a professora do Departamento de Computação, Thais Webber; bolsistas de Iniciação Científica dos projetos de pesquisa desenvolvidos no PPGSPI; e mestrandos.

 

*Publicado por Felipe Nopes

MENU PRINCIPAL