Encontro na Unisc terá palestras gratuitas com jovens, universitários e público em geral para pensar soluções coletivas de questões emergenciais do planeta
A Fundação Marcopolo realiza o simpósio “O Futuro Que Queremos” no próximo dia 2, às 14h e às 19h, no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O encontro em Santa Cruz do Sul reúne o antropólogo Santiago Uribe, a jornalista Trissia Ordovás e o rapper, escritor e educador social, Chiquinho Divilas, em palestras gratuitas e abertas ao público. A iniciativa tem parceria da Unisc e do Grupo RBS.
No simpósio “O Futuro Que Queremos”, que será realizado na Unisc, contará com a participação do antropólogo Santiago Uribe que participou da transformação social da cidade de Medellín. Ele falará e mostrará exemplos de iniciativas realizadas na cidade da Colômbia, que por 20 anos foi uma das mais violentas do mundo, e hoje se tornou cidade modelo e referência mundial de transformação social a partir de investimentos na educação e cultura, com a construção de equipamentos de formação e lazer. Além dele, a programação prevê uma palestra com Trissia Ordovás, jornalista, doutora em Letras, editora-chefe do Jornal Pioneiro e da Gaúcha Serra e com o rapper, escritor e educador social, Chiquinho Divilas, cuja trajetória propõe uma aproximação da cultura e educação através dos elementos do hip hop.
À tarde a atividade é voltada para jovens, sendo que à noite o foco são os universitários e público em geral. Em cada encontro, a abordagem é pensada para esses grupos específicos.
O programa “O Futuro Que Queremos” da Fundação Marcopolo busca a mobilização dos diferentes setores da sociedade para refletir sobre os caminhos que estamos trilhando e as mudanças que podemos promover para garantir um mundo melhor para todos. A partir das abordagens dos especialistas reunidos nesses encontros, temas fundamentais como inovação, tecnologia, ecologia e o futuro das cidades provocam o público a compartilhar ideias e desenvolver estratégias que visam um mundo mais sustentável e promissor.
No ano passado, no mês de agosto, a Fundação Marcopolo realizou a primeira edição do Simpósio no Teatro da Universidade de Caxias do Sul (UCS) reunindo diversos especialistas para colocar em debate os futuros possíveis para as cidades e seus cidadãos. Desde então, diversas ações formativas e estruturantes estão sendo feitas em escolas e comunidades.
A realização do simpósio em Santa Cruz do Sul é mais uma iniciativa de expansão do programa O Futuro Que Queremos visando ampliar ainda mais o debate na perspectiva de transformar escolas e comunidades em polos de inovação dessas estratégias de ações coletivas e mobilizadoras. Temas importantes como a construção coletiva do futuro, juventudes, transformação social, bibliotecas, parques, construção de uma cidade melhor, com mais cultura, educação, esporte e mais oportunidades, são foco das palestras programadas.
Simpósio “O Futuro Que Queremos”
Data: 2 de outubro
Local: Auditório Central da Unisc
Horários:
14h às 16h - Direcionado para estudantes de escolas públicas e privadas.
19h - aberto ao público geral.
Entrada gratuita