A atividade ocorreu na Unisc, na manhã desta quinta. Foram agraciados estudantes de Santa Cruz do Sul,
Rio Pardo, Vera Cruz, Montenegro e Venâncio Aires

Crédito das fotos: Bruna Lovato

O Comitê Tributário Permanente de Santa Cruz do Sul entregou na manhã desta quinta-feira, 22, a premiação da 8ª edição do Concurso de Redação “Tributação e Cidadania”. A atividade ocorreu no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O tema deste ano foi Educação Financeira. A Unisc é parceira da atividade por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do Curso de Ciências Contábeis.

O concurso de redação envolveu estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, matriculados em escolas públicas e particulares de Montenegro, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz. Os participantes foram divididos nas categorias Ensino Fundamental (7º; 8º e 9º anos); e Ensino Médio (1º; 2º e 3º anos).

O reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, esteve presente no evento. “Sabemos que um grande número de pessoas está endividada e isso vem, grande parte, da falta de uma educação financeira desde pequeno, por isso é tão importante falar sobre isso.” Ele também destacou a importância de concursos como esse, que enaltecem a escrita. “Um profissional bem sucedido sabe se expressar, seja na fala ou na escrita, portanto, não pare de exercitar a escrita e a leitura durante toda a vida.”

Além da premiação, a manhã teve a palestra da contadora e conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Cristiane Teresinha Domingues de Souza.

Saiba mais

Em 2022, foram 104 redações inscritas, envolvendo aproximadamente 40 escolas. No entanto, o número de textos produzidos chega a 2,5 mil, já que as escolas fazem uma seleção das redações que tiveram destaque.

Apoiaram também o concurso o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da 2ª e 6ª Coordenadoria Estadual da Educação e Secretaria Estadual de Educação; prefeituras de Montenegro, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz, por meio das Secretarias de Educação; ONG João da Silva e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Cruz do Sul.

Clique aqui e confira os vencedores.