Os estudantes dos cursos de Comunicação & Criatividade da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) voltam a assumir o protagonismo na cobertura do Festival Santa Cruz de Cinema, que ocorre de 16 a 19 de junho. Em sua terceira edição, o projeto de transmissões ao vivo, realizado pelos acadêmicos, ocorre em paralelo à 9ª edição do Festival e promete levar ao público conteúdos produzidos diretamente do Auditório Central da Unisc, onde acontecem as exibições e atividades oficiais do evento.
Ao longo da programação, mais de 40 estudantes de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Produção em Mídia Audiovisual e Design Gráfico, professores e técnicos estarão mobilizados em uma cobertura multiplataforma, reunindo apresentação ao vivo, reportagens especiais, entrevistas com convidados e participantes, além de quadros de crítica de cinema que vão analisar as produções exibidas no Festival. A proposta é aproximar ainda mais o público do evento e, ao mesmo tempo, transformar o ambiente do Festival em um espaço de prática profissional e experimentação acadêmica.
Para a professora e coordenadora dos cursos, Patrícia Regina Schuster, a iniciativa representa um diferencial importante na formação acadêmica e reforça a conexão entre Universidade e mercado profissional. “Mais do que acompanhar um dos principais festivais de cinema do Estado, nossos alunos vivenciam a experiência concreta da cobertura jornalística e da produção audiovisual em tempo real. Eles lidam com a dinâmica de um grande evento cultural. É uma experiência formativa muito potente. Temos a satisfação de dizer que esta é uma oportunidade bastante singular no Rio Grande do Sul: não há outro curso de Comunicação, nem mesmo no país, com a possibilidade de integrar seus estudantes de forma tão direta à cobertura de um festival de cinema deste porte, articulando ensino, prática e produção autoral no mesmo espaço”, destaca.
Ao unir formação acadêmica e experiência prática, o projeto reforça o Festival Santa Cruz de Cinema como um espaço de valorização do audiovisual e também como um importante laboratório de aprendizagem para a comunicação universitária.
Estudantes farão cobertura exclusiva da noite de premiação
Dentro da programação, os estudantes também serão responsáveis pela cobertura exclusiva da noite de premiação, no dia 19, quando serão anunciados os vencedores desta edição. Todo o conteúdo será transmitido pelo canal da Unisc TV no YouTube, ampliando o alcance do evento e permitindo que o público acompanhe a premiação em tempo real.
Para o subcoordenador dos cursos, Erion Lara, a iniciativa reforça o papel da universidade na formação de profissionais preparados para os desafios da comunicação contemporânea. “Por meio do Festival Ao Vivo, os estudantes assumem o protagonismo na cobertura de um evento real, colocando em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula. É uma oportunidade pedagógica muito importante, pois proporciona vivências concretas de produção, apuração, entrevista e transmissão, aproximando a formação acadêmica da realidade profissional”, completa.


