AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

O egresso do curso de Fisioterapia da Unisc, Guilherme Dionir Back, participou do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Fisioterapia, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tendo sido selecionado de forma direta para o doutorado da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculado ao Programa de Excelência Acadêmica (Proex) da UFSCar.

Desde o primeiro semestre da graduação, Guilherme ingressou na pesquisa atuando como bolsista voluntário na área da fisioterapia cardiopulmonar, com a possibilidade de publicações de artigos científicos e resumos, apresentação em congressos científicos e prêmios de destaque na Iniciação Científica. “Serei eternamente grato aos meus professores da Unisc, foi nessa instituição que o interesse pela pesquisa foi despertado, em especial às professoras Andréa Lúcia Gonçalves da Silva e Renata Trimer, que me orientaram e incentivaram a continuar na carreira acadêmica”, ressaltou.

O projeto apresentado no processo seletivo da UFSCar e atualmente  em andamento, intitulado Avaliação da função pulmonar e endotelial, controle autonômico cardíaco e sua relação com a capacidade de exercício em pacientes sobreviventes da Covid-19: um estudo de seguimento,  tem como objetivo compreender o impacto da Covid-19 em diferentes gravidades da doença, além de acompanhar os voluntários durante um ano após a infecção.

O Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFSCar é conceito  7 na Capes, considerando excelência no país, com repercussão internacional. A orientadora de Guilherme, durante o seu doutoramento, será a professora Audrey Borgh Silva, na linha de pesquisa Fisioterapia Cardiovascular, Respiratória, Fisiologia do Exercício e Desempenho Funcional.

 

MENU PRINCIPAL