Fotos: Divulgação

Na última terça-feira, 12 de junho, um grupo de 50 estudantes do curso de Direito participou de visitas orientadas em Canoas e em Porto Alegre. Os acadêmicos foram acompanhados pelo professor Vinícius Ferreira Laner e pela supervisora de estágios Fernanda Fernandes Leal Barreto, em atividade do Núcleo de Prática Jurídica.

Pela manhã, o grupo conheceu os espaços internos da Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan – I), oportunidade em que recebeu informações da assistente social Tamires Viegas sobre a rotina prisional e os projetos de ressocialização dos apenados. Na sequência, os alunos visitaram os setores administrativos, a cozinha e as galerias. A casa prisional foi inaugurada em março de 2016 e serve de modelo face ao baixo índice de reincidência (de apenas 20%) e a presença total de Estado (com presos recebendo uniformes, sapatos e todos os itens de higiene). Além disso, o estabelecimento conta com diversos trabalhos prisionais, escola e atendimentos em saúde.

No turno da tarde, a visita ocorreu no Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), em Porto Alegre, onde os estudantes assistiram a uma palestra com o técnico superior penitenciário (área jurídica), Hélder Vaccari, sobre os tipos de perícias feitas pelo órgão, além de dados estatísticos sobre a evolução dos internados nos últimos anos. Em seguida, o grupo conheceu as dependências do instituto, que conta com uma população carcerária de 152 pacientes, além das obras em andamento.

Para o professor Laner, atividades como essa contribuem para a formação acadêmica. “Tal atividade é de grande relevância para a formação prático-profissional dos alunos, pois se tem um contato direto com a realidade do sistema prisional do Estado”, afirma.

Participaram das visitas os acadêmicos Miriane Fortes Nepomuceno, Tarissa Callai, Bárbara Vendrucollo Alves, Aline Pedroso Fontoura, Paula Keller, Gabriela Pires, Andreia Faleiro, Rosemara Silva, Francieli Bach Leal, Cindy Lautert Dutra, Camila Alves Nemecek, Henrique Cassiano Vieira, Gabriela Vetoretti, Oscar Rabuske, Débora Silveira Reses, André Inácio Silva Lopes, Rafaela Kroth Lopes, Lisandra Metz, Scheila Elisa Golmann, Andressa Molz, Helena Cristine Arnuti, Thaissy Balczarek, Laura Letícia Flores, Matheus Boscaini, Laura Tassinari Bandinelli, Taiane Acosta Brandt, Eveline Bernardy, Patrícia Lacerda de Oliveira, Catiane Nunes de Abreu, Bruna Silveira Lopes, Larissa Rodrigues dos Santos, Jossana Grutzmacher, André Zambarda de Andrade, Greici Caroline Seidel, Juliana Santa Catarina Krug, Lilian Elisa Bartz, Ana Elisa Baumhardt, Natália de Barros Schmidt, Gabriela Garibaldi Dornelles, Francine Raquel Rauber, Adriano Gonçalves Paulo, Augusto Nöller Basso, Anderson Roehle, Betinna Amaral, Carolina Motta, Ana Paula de Andrade, Eduardo Bechert da Rosa e Carolina Barcelos de Moraes.

​*Publicado por Felipe Nopes