AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Professores Ângela Fronckowiak e Carlos Ayres

O curso de graduação em Letras da Unisc está completando 50 anos de história em 2017. As atividades tiveram início em 1967, junto ao extinto Colégio Sagrado Coração de Jesus, na época dirigido pelas Irmãs Franciscanas, funcionando como uma extensão da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição de Santa Maria (FIC), hoje Unifra. Inicialmente, eram oferecidas habilitações em Francês e Inglês e respectivas literaturas, tendo formado as primeiras turmas em 1970. Já o reconhecimento dos cursos ocorreu em 1973, com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santa Cruz do Sul, mantida pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc).

De acordo com o professor Elenor Schneider, decano do curso de Letras e atual pró-reitor de Graduação, na época, o ensino superior não possuía espaço próprio para funcionamento. “Em decorrência, Letras, assim como outras licenciaturas, teve suas aulas no então Colégio Sagrado Coração de Jesus. Todos os professores eram horistas, havia poucos livros, pagamentos de salários atrasados, enfim, todas as dificuldades de quem dá seus primeiros passos na vida”, destacou.

Juntamente com Ciências Contábeis e Direito, os cursos mais antigos e, em seguida com a Escola Superior de Educação Física (Esef), a Apesc passou a centralizar a administração geral de suas mantidas, criando posteriormente as Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (Fisc). A partir de então, outros cursos superiores foram criados, culminando com o reconhecimento da Universidade de Santa Cruz do Sul, em 1993.

A trajetória do curso de Letras também registra a criação da revista Signo, publicada pelo Centro de Estudos e Pesquisas Linguísticas e Literárias  (Cepell), ligada ao Departamento de Letras e ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Unisc.  A Signo circula com periodicidade semestral, sendo que, a partir de 2007, a revista passou a ter apenas versão eletrônica. O periódico é voltado à publicação de artigos científicos na área de Letras - Linguística e Literatura. A partir de 1981, ocorreu também a oferta de cursos de férias, inicialmente destinados a professores que não possuíam graduação. Em meados da década de 80, Letras passou a contar com cursos de pós-graduação em nível de especialização em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura Brasileira, destinados especialmente aos egressos da graduação. No início dos anos 90, formou turma em Língua Alemã e passou a oferecer também habilitação em Língua Espanhola. Atualmente, mantém os cursos de graduação em Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhola. 

Nestes 50 anos de existência ininterrupta, o curso de Letras da Unisc já diplomou mais de 2.800 estudantes em seus diversos cursos de graduação. O corpo docente é composto por mestres e doutores em suas respectivas áreas de conhecimento, assegurando o elevado nível de qualidade da Unisc. “Professores formados com solidez e qualidade têm ótimas perspectivas de trabalho. Uma sociedade que deseja cidadãos comprometidos com um projeto de desenvolvimento digno não pode prescindir do professor. É por isso que as licenciaturas que formam bons educadores vêm cumprindo o importante papel social de qualificar as diferentes instâncias educativas da vida em comunidade”, disse a coordenadora do curso, Ângela Fronckowiak, mestre em Teoria da Literatura (Ufrgs) e doutora em Educação (Ufrgs).

“O mercado de trabalho para o professor nunca deixará de ser promissor, até mesmo porque é cada vez maior a procura pela aprendizagem da Língua Portuguesa e das línguas estrangeiras. Isso abre amplo espaço de atuação em segmentos novos, como, por exemplo, escolas de idiomas. Além do mais, a crescente mobilidade econômica demanda profissionais qualificados a se comunicar com pessoas de diversas partes do mundo, para o que devem estar preparados com amplo domínio de línguas”, revelou o chefe do Departamento de Letras, Carlos Ayres, mestre em Letras - Estudos da Linguagem (UFSM) e doutor em Letras - Estudos Linguísticos (UFSM).

Com o intuito de manter contato permanente com estudantes e egressos, o curso de Letras da Unisc mantém ativa a sua fanpage (https://www.facebook.com/letras.unisc), onde procura socializar as ações promovidas pelo curso. Os relatos, na sequência, retratam essa interação: “Amo poder dizer que me formei em Letras nessa instituição. Apesar de já fazer algum tempo (em 2000), percebo que o curso só evolui e acompanhou a transformação que o tempo traz. É preciso acompanhar o movimento que a tecnologia e a modernidade estabelecem. Sem isso, o contato entre o ontem e o hoje não aconteceria” (ELENA DE OLIVEIRA). “Baita experiência! O diploma é só consequência, o que realmente vale a pena são as descobertas, os debates, a troca de vivências, o fascínio de aulas e professores que são (e sempre serão) fontes inspiradoras” (VIVIAN FERREIRA PODLASINSKI).

Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL)

Professoras Rosane Cardoso (E) e Rosângela Gabriel

Acompanhando o processo de expansão da Unisc, foi implantado o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), oferecendo o curso de Mestrado desde 2005. Em novembro de 2016, recebeu da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a aprovação para a implantação do curso em nível de Doutorado.

“Foi um momento de concretização de um dos principais objetivos, o de apoiar sempre uma formação continuada de profissionais de Letras, de Comunicação e de áreas afins, assim como reforçar ainda mais o desenvolvimento de pesquisas da Instituição”, ressaltou a coordenadora do PPGL, Rosane Cardoso. “Trata-se de um Programa interdisciplinar de intensa maturidade científica que já titulou mais de uma centena de mestres. Agora está tendo início um novo desafio que é o de formar doutores”, sublinhou a coordenadora adjunta do PPGL da Unisc, Rosângela Gabriel. As aulas da primeira turma de doutorado iniciaram em março deste ano.

“Cursar o Mestrado em Letras na Unisc (2007-2009) foi algo extremamente significativo para a concretização dos meus sonhos pessoais e profissionais. O diploma de Mestre em Letras possibilitou-me a realização de concurso em universidades e o ingresso no doutorado em Letras, especialidade em Linguística Aplicada, na Ufrgs, cuja tese defendi em 2016” (MARISTELA JUCHUM - Turma 2014/2016). "O mestrado foi uma experiência gratificante e enriquecedora no âmbito pessoal e profissional, pois além de proporcionar reflexões críticas, estudos teóricos e experimentais, estabelecer vínculos de amizade, ele se tornou um elemento diferenciador no currículo. Tive o privilégio de participar de uma pesquisa mais ampla, coordenada pela professora Rosângela Gabriel, em parceria com professores da Unescog - Unidade de Pesquisa em Neurociências Cognitivas da Université libre de Bruxelles (ULB), Bélgica" (MARILANE MARIA GREGORY).

Colóquio Nacional Leitura e Cognição

Com o objetivo de contribuir para a reflexão conjunta e a articulação entre pesquisadores da área de Letras, serão realizados na Unisc, de 21 a 25 de agosto, a 8ª Conferência Linguística e Cognição, o 8º Colóquio Nacional Leitura e Cognição, o 2º Simpósio Internacional de Leitura, Literatura e Mídia e a 18ª Semana Acadêmica de Letras.

A promoção é do PPGL, dos cursos de Letras e de Comunicação Social, do Grupo de Trabalho Linguística e Cognição e da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística (Anpoll).

Mais informações sobre esses eventos podem ser obtidas em www.unisc.br/site/coloquio2017

 

*Publicado por Josemar Santos

MENU PRINCIPAL