AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Iniciativa celebra o legado arquitetônico dos alemães em Santa Cruz do Sul

A Casa das Artes Regina Simonis, em Santa Cruz do Sul, se prepara para receber a exposição "Arquitetura da Imigração Alemã em Maquetes", que tem abertura prevista para o próximo dia 3 de setembro, às 17 horas. A mostra, que resgata e valoriza a contribuição dos imigrantes alemães para a paisagem da região, contará com uma coleção de maquetes de uma propriedade rural e edificações executadas nos sistemas construtivos em madeira e enxaimel. A atividade é coordenada pelos professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Cícero Pimentel Corrêa e Ronaldo Wink.

A iniciativa é resultado de uma colaboração entre diversas entidades, como  o Curso de Arquitetura e Urbanismo, a Assessoria Internacional da Unisc, a Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, a Pinacoteca Unisc, o Instituto Goethe e o Consulado Geral da República Federal da Alemanha em Porto Alegre. A exposição também se insere no contexto das comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Sul do Brasil, destacando a influência cultural e a maestria técnica desses pioneiros.

As maquetes foram planejadas e desenvolvidas durante o ano de 2024 pelos alunos bolsistas do Curso, Milena Macedo, Jean Damo, Fernanda Moreira e Lindsy Scheffel e orientadas pelo funcionário responsável pela Oficina de Maquetes, Fábio Uptmoor. A exposição é aberta ao público e pode ser prestigiada pela comunidade até o dia 16 de setembro de 2025. 

Os materiais técnicos utilizados como parâmetro no desenvolvimento das maquetes construtivas e estruturais, foram obtidos a partir de pesquisas realizadas pela arquiteta Doris Maria Machado de Bittencourt, que foi docente do Curso. A maquete rural é um modelo conceitual de ocupação das propriedades da imigração alemã estando embasada nos trabalhos científicos do professor Günter Weimer (Arquitetura Rural Teuto Gaúcha) e também do professor Luiz Carlos Schneider em sua abordagem de paisagem territorial. 

O público terá a oportunidade de apreciar, gratuitamente, as réplicas detalhadas de edificações que marcaram a história da arquitetura local, explorando a riqueza de traços e a solidez das construções. A exposição busca apresentar obras e também educar sobre a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural.

Imagem do WhatsApp de 2025 09 02 às 15.43.58 d26b76ea

 

Imagem do WhatsApp de 2025 09 02 às 15.43.59 5d7d70f3

Imagem do WhatsApp de 2025 09 02 às 15.43.58 1c767225

MENU PRINCIPAL