Dentro da programação, o evento terá como novidade o Encontro Internacional de Intermidialidade, em parceria como o Grupo de Pesquisa Intermídia (CNPq)

Tendo como tema (Inter)conexões em transformação: culturas, linguagens e mídias em um indizível mundo novo, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado e Doutorado (PPGL) e dos cursos de Letras e de Comunicação Social, promove o X Colóquio Internacional Leitura e Cognição, o IV Simpósio Internacional de Leitura, Literatura e Mídia, a XXI Semana Acadêmica de Letras e o I Encontro Pesquisa em Intermidialidade (1st International Meeting of Researchers in Intermediality). O evento será totalmente on-line, de 13 a 17 de setembro, e reunirá pesquisadores, professores e estudantes de graduação e de pós-graduação, para discutir a leitura em uma perspectiva interdisciplinar.

De acordo com a coordenadora do Colóquio, professora Ana Cláudia Munari Domingos, a intersecção entre a leitura, a cognição e as mídias é um campo de estudos em constante mutação, e a pandemia tornou ainda mais importante e urgente a discussão transdisciplinar dos temas em torno dessa tríade e na sua relação com a educação. “Quando falamos dessas relações, o chamado é para todos aqueles que pensam o ensino e a comunicação, em amplo sentido”, salientou. Para além do debate acadêmico, a professora disse que o objetivo do evento é trazer a comunidade para as sessões de leitura, mesas e conferências e, ainda, expandir e reforçar a rede de pesquisadores. “Neste ano, teremos convidados de mais de 10 países, discutindo sobretudo os estudos em intermidialidade e sua contribuição para o campo da linguagem, o que significa sempre, reforçando o que eu já disse, pensar a comunicação, a leitura e a educação”, acrescentou.

As inscrições para participantes/ouvintes podem ser realizadas até o dia do evento, pelo site: https://www.unisc.br/site/coloquio2021/

Os eventos

Colóquio Leitura e Cognição teve a sua primeira edição em 2003, quando um grupo de professores da Unisc trabalhava na construção do projeto de Mestrado em Letras, com área de concentração homônima: Leitura e Cognição. Desde então, o Colóquio vem sendo promovido a cada dois anos, chegando em 2021 a sua 10ª edição, ano em que acontecem as primeiras defesas de teses de Doutorado do PPGL, aprovado junto à Capes em 2018.

Simpósio Internacional de Leitura, Literatura e Mídia é promovido pelo Grupo de Estudos sobre Narrativas Literárias e Midiáticas (Genalim), ligado ao PPGL/Unisc. Sua primeira edição ocorreu em 2015, com o objetivo de agregar áreas do conhecimento que historicamente dialogam com a literatura, caso da Comunicação, Filosofia e Educação.

Semana Acadêmica do Curso de Letras chega a sua 21ª primeira edição, reafirmando seu compromisso com a formação qualificada de profissionais que se ocupem com o mundo da linguagem, ensino de línguas e literaturas. Nesta edição, a Semana se coloca como um pré-evento, quando estudantes de graduação e de pós-graduação vão se reunir para discutir os temas do evento e debater as obras dos conferencistas.

Pela primeira vez fazendo parte da programação do Colóquio, o I Encontro Internacional de Pesquisadores em Intermidialidade é promovido pelo Grupo de Pesquisa Intermídia (CNPq), coordenado pela professora Thaïs Diniz (UFMG) e pelo GT Intermidialidade: Literaturas, Artes e Mídias (Anpoll), em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal de São João Del Rey (MG). O objetivo do evento é reunir pesquisadores da Intermidialidade do Brasil e de outros países convidados para compartilharem suas perspectivas de pesquisa em torno da Intermidialidade. Para participar desse evento, basta fazer a inscrição como ouvinte.