AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Atividade foi organizada por meio das disciplinas de Confeitaria e Panificação 

Ao final de cada semestre, o Curso de Gastronomia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realiza atividades práticas avaliativas em formato de evento. Neste semestre, os professores Everton Simon e Luciana Cassaboni, optaram por desenvolver uma dinâmica diferente, unindo formação técnica, sensibilidade e compromisso social. O Curso recebeu um grupo de profissionais da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan).

A partir das experiências e práticas dos estudantes das disciplinas de Confeitaria e Panificação, foi organizado um café colonial especialmente pensado para um grupo de pessoas que trabalha no cuidado de pacientes em situação de adoecimento, com ênfase nas pessoas em tratamento oncológico. “A ideia foi simples e potente: quem dedica tempo e energia para cuidar dos outros também merece ser cuidado, acolhido e reconhecido”, ressalta o professor Everton.

Assim, receberam um grupo de profissionais da Aapecan, que, inicialmente foi carinhosamente homenageado pelo trabalho desenvolvido junto à comunidade e, na sequência, os participantes foram convidados  a saborear as delícias produzidas pelos estudantes do Curso. Pães, bolos, tortas, biscoitos e outras preparações fizeram parte desse momento de partilha, afeto e valorização do cuidado.

“Atividades práticas e avaliativas fazem parte da rotina das disciplinas do Curso. No entanto, essa experiência foi inédita por articular, de forma tão direta, formação profissional, reconhecimento, extensão universitária e aproximação com a comunidade. Mais do que uma avaliação, o café colonial se constituiu em um gesto de gratidão e respeito ao trabalho desenvolvido por esses profissionais. Agradecemos profundamente a presença da equipe da Aapecan, sentimo-nos honrados em acolhê-los em nosso espaço formativo e em poder, ainda que simbolicamente, retribuir um pouco do cuidado e da dedicação que oferecem diariamente a tantas pessoas”, falam os professores. 

Auxiliaram na produção do café colonial os estudantes Alisson Orlandi da Silva, Emanuel Devantier, Luiz Arthur Feliz, Mara Inês Etges e Vitor Pellegrini. Participaram da atividade a vice-reitora, Andréia Rosane de Moura Valim, a chefe de Gabinete, Silvia Raquel Rocha, e o chefe do Departamento de Gestão de Necócios e Comunicação, Ricardo Machado.

34831

MENU PRINCIPAL