AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

A Unisc, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 6 de julho, no Auditório do Memorial, a pesquisadora Márcia Cristina Bernardes Barbosa. A palestra integrou a programação do 7º Ciclo de Conferências e foi alusiva ao Dia do Pesquisador, que será comemorado neste sábado, dia 8 de julho, tendo como tema A pesquisa no Brasil - perspectivas e desafios.

Na abertura do evento, a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Unisc, Andréia Valim, destacou que existem muitos motivos para comemorar do Dia do Pesquisador. “Tenho orgulho dos meus colegas que se aventuram na pesquisa, pois fazer pesquisa é um grande desafio e um ato de coragem, especialmente nesse momento de crise que o país enfrenta, onde precisamos encontrar novos caminhos e buscar novas alternativas para produções de qualidade”, salientou.

Após, teve início a palestra com a professora Márcia Cristina Bernardes Barbosa. Segundo a pesquisadora, no Brasil, está havendo um efetivo aumento no número de produções científicas. “Isso é algo positivo, ou seja, a produção científica nacional vem aumentando sistematicamente e essa é a boa notícia, embora seja um caminho que necessite ainda de muitos aprimoramentos”, destacou.

A professora Márcia Cristina Bernardes Barbosa possui doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). É pesquisadora nível 1B do CNPq, professora titular da Ufrgs e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Tem experiência na área de Física, atuando principalmente em água, suas anomalias e soluções aquosas. Por seu trabalho anomalias dinâmicas da água, ganhou o Prêmio Loreal e Unesco de Mulheres nas Ciências Física e o prêmio Claudia em ciência, ambos em 2013. Em paralelo, tem atuado em questões de gênero na ciência, pelo qual ganhou, em 2009, a Nicholson Medal, concedida pela American Physical Society. Por seu trabalho junto à pós-graduação, recebeu o Prêmio Anísio Teixeira da Capes. Atua, ainda, como membro da diretoria da Academia Brasileira de Ciências.

Josemar Santos

 

*Publicado por Josemar Santos

MENU PRINCIPAL