Evento ocorreu nesta terça e reuniu mais de 4 mil estudantes de toda a região

Mais de 4 mil estudantes e professores, de 96 escolas, de 41 municípios dos vales do Rio Pardo, Taquari, Jacuí e Centro Serra, passaram pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em mais uma edição do Viva Unisc. As atividades ocorreram durante toda a terça-feira, 14, com exposição dos mais de 60 cursos de graduação ofertados pela Universidade, dentro do Ginásio de Esportes, e mais de 140 oficinas realizadas pelo campus. A edição envolveu os campi de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Sobradinho.

O evento buscou apresentar os cursos de graduação presencial e também na modalidade Ensino a Distância (EAD), e os serviços oferecidos pela Universidade, em um dia organizado para receber escolas de diferentes regiões e proporcionar a interação entre visitantes e a comunidade acadêmica. “É um evento muito importante para a Universidade e mais ainda para o estudante. Temos aqui alunos, a maioria, formandos do Ensino Médio, que não tem ideia de profissão ou não definiram o que cursar. Aqui eles têm oportunidade de conversar com professores da área. É um momento rico, não só para definir a profissão, mas para conhecer um pouco mais”, completa o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn.

Fotos: Bruna Lovato/Unisc

VivaUnisc1 FotoBrunaLovato

Uma das estudantes que aproveitou o momento foi Alice Fuhrmann, de 18 anos, da Escola Estadual Ernesto Alves, de Santa Cruz do Sul. Ainda em dúvida sobre qual profissão escolher, a participação no Viva Unisc foi justamente para pensar melhor sobre o futuro. “Tenho muitas áreas de interesse, principalmente na saúde. Talvez Psicologia, Veterinária, Biologia ou até Ciências da Computação. Estar aqui, hoje, me ajuda muito na decisão”, pontua.

Alice FotoBrunaLovato

Já o morador distante mais de 100 quilômetros de Santa Cruz do Sul, Bernardo Vicenzo Zonatto, de 18 anos, veio da Escola Estadual São Francisco, de Progresso. Ele e a turma saíram às 7h30 do município e retornaram no fim da tarde. A dúvida dele está entre Psicologia e Veterinária. Mesmo assim, ele aproveitou para participar de oficinas dos cursos de Enfermagem e Biologia. “O Viva Unisc tem várias opções práticas, em que podemos ver como seria trabalhar em determinada profissão. É bem interessante para quem está na dúvida”, complementa.

Bernardo FotoBrunaLovato

Do outro lado, acompanhando os alunos, a professora de Português e Literatura, da Escola Estadual Pedro Nunes de Oliveira, de Pantano Grande, Adriana Prates Rezende, aproveitou o Viva Unisc para prestigiar o espaço dedicado aos professores que ficou localizado no Memorial. “Sou formada aqui na Unisc, mas é a primeira vez que venho ao Viva Unisc. Achei bem interessante, até para os alunos conheceram cursos novos, que, às vezes, nem nós na escola temos conhecimento e aqui eles conseguem vivenciar essa gama de possibilidades.”

Adriana FotoBrunaLovato

Professora de Português e Literatura, da Escola Estadual Pedro Nunes de Oliveira, de Pantano Grande, Adriana Prates Rezende