Aproximadamente 2.000 candidatos realizaram a prova

Neste sábado, 7 de dezembro, foi realizado o Vestibular de Verão da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), para todos os cursos com exceção de Medicina, que acontecerá no dia 11 de janeiro. A prova de Proficiência em Língua Portuguesa - Redação, que ocorreu nos cinco Campi, propôs três opções de temáticas: “a era da negação”, “toda criança tem direito” e “o filtro do olhar”.

A reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, esteve presente no Campus de Santa Cruz do Sul e aproveitou a oportunidade para conversar com as famílias sobre o processo seletivo, a reinvenção pedagógica e as possibilidades de bolsas e financiamentos disponíveis. O momento de diálogo ocorreu no Centro de Convivências (CC) e, também, contou com o apoio de representantes do Banco Sicredi e Banrisul, que explicaram sobre seus créditos estudantis.

Os alunos que ingressam em 2020 encontrarão uma nova proposta de educação, com espaços de aprendizagem mais dinâmicos, flexíveis e atuais. “A universidade é um mundo de possibilidades. Não é só graduação, são as bibliotecas, os laboratórios, as vivências, as visitas técnicas, os possíveis intercâmbios e as experiências culturais, também. Por isso, nos preparamos para fazer uma mudança real na formação. Afinal, sabemos que o mundo atual exige o que nós chamamos de Reinvenção. No próximo ano letivo, os estudantes vão encontrar aqui diferentes formatos. Por exemplo, cursos de formação geral, onde serão trabalhados temas contemporâneos, envolvendo sustentabilidade, meio-ambiente, questões sociais e aspectos culturais. Nós queremos formar bons profissionais e bons cidadãos, pessoas com perfil técnico, mas, acima de tudo, com o olhar humano que o mundo precisa”, explicou a reitora.

Esta edição do vestibular, com quase 2.000 inscritos, teve vestibulandos de 126 municípios, de diferentes estados brasileiros, como Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, São Paulo e Rio Grande do Sul, em sua maioria. Segundo Rolf Fredi Molz, coordenador de graduação, o número de inscritos representa uma ascendência positiva, o que também é fruto do novo processo de reinvenção na aprendizagem.

As datas de matrícula para cada curso serão divulgadas, juntamente com o listão de aprovados, na próxima terça-feira, dia 10 de dezembro. Além disso, cabe reforçar que, os vestibulandos cujas escolas estão em greve contarão com prazo maior para a entrega do Certificado de Conclusão do Ensino Médio, podendo realizar a matrícula na universidade com um atestado de frequência emitido pela escola.