Júnior Garcez

A partir do segundo semestre de 2019, a Unisc voltará a oferecer aos acadêmicos o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A Universidade não disponibilizava o recurso desde a metade do ano passado, quando o programa apresentou regras atualizadas para os novos contratos.

De acordo com a coordenadora do Setor Financeiro Acadêmico e do Programa Universidade para Todos (ProUni) na Unisc, Maria Luiza Hoffmann, a decisão foi tomada em conjunto com a Reitoria após as mudanças do Fies, apresentadas há um ano, estarem mais claras e definidas. “A Instituição tem consciência da importância dos programas de apoio financeiro para o acesso e a permanência da nossa comunidade acadêmica no ensino superior, buscando o desenvolvimento econômico da nossa região”, salienta.

Atualmente, 1.290 estudantes da Unisc utilizam o Fies. No entanto, em fase de adesão ao programa, não é possível informar o número de novas vagas que serão ofertadas pelo Ministério da Educação (MEC), pois o cronograma de inscrições para o próximo semestre ainda não foi disponibilizado (a previsão é de que isso ocorra até o final de julho). “A Unisc irá solicitar vagas para todos os cursos de graduação presenciais, mas é o MEC que define o número de vagas finais, conforme disponibilidade orçamentária, e os cursos selecionados, segundo critérios por áreas prioritárias”, ressalta Maria Luiza.

Todos os estudantes que tiverem interesse poderão se candidatar às vagas disponibilizadas pelo Fies, tanto vestibulandos quanto alunos já matriculados. Em breve, as informações sobre o processo seletivo do programa estarão disponíveis em https://www.unisc.br/fies/.