A Unisc teve quatro projetos contemplados no Edital Fapergs/Capes 06/2018 - Programa de Internacionalização da Pós-Graduação. A proposta é aumentar o intercâmbio dos programas de pós-graduação reconhecidos pela Capes no Rio Grande do Sul com instituições conceituadas no exterior, por meio de projetos conjuntos de pesquisa entre as equipes gaúchas e estrangeiras.

Os projetos beneficiados apresentam missões de trabalho de pesquisador brasileiro no exterior, de trabalho de professores visitantes estrangeiros junto aos programas de pós-graduação, missões de estudo de estudantes em instituições estrangeiras e a realização de seminários e workshops junto aos programas de pós-graduação. De acordo com a coordenadora do Escritório de Projetos da Unisc e gestora do Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo, Michele Braun, os termos de outorga de concessão de apoio financeiro devem ser assinados pelos contemplados nas próximas semanas e o recebimento do recurso ocorre a partir dessa formalização. “Após o recebimento dos recursos, inicia-se a execução dos projetos com o auxílio administrativo do Escritório de Projetos. A Universidade parabeniza os contemplados e agradece a todos os que submeteram propostas ao Edital”, salientou.

Projetos contempladas:

- Cézane Priscila Reuter (PPGPS): Avaliação de parâmetros biológicos, de aptidão física, estilo de vida e fatores de risco às doenças cardiovasculares em adolescentes e jovens adultos: estudo de acompanhamento de 8 anos;

- Rogério Gesta Leal (PPGD): Boa administração pública enquanto direito fundamental e suas repercussões na atuação do Estado no âmbito das políticas públicas e no combate à corrupção;

- Rogério Leandro Lima da Silveira (PPGDR): Políticas públicas, novos arranjos institucionais e participação social: um estudo comparativo sobre as políticas de desenvolvimento territorial no Brasil e Chile;

- Rosangela Gabriel (PPGL): Integrating reading research into educational practices: a focus on early childhood.