Na manhã desta quinta-feira, 16 de março, no Laboratório de Química da Unisc (bloco 11), foi feito o repasse de 276 unidades de sabão artesanal à Secretaria Municipal de Políticas Públicas de Santa Cruz do Sul, em mais uma ação desenvolvida pela Instituição no combate ao Coronavírus (Covid-19). A atividade, no âmbito da higienização, contou com a colaboração da Afubra, que disponibilizou o óleo vegetal reciclado, e do Frigorífico Gassen, que doou 50 Kg de sebo bovino purificado.

O trabalho conjunto foi realizado por professores pesquisadores e estudantes, em um mutirão para a produção de sabão artesanal em duas etapas. “É com muita satisfação que hoje estamos fazendo essa entrega para colaborar com aqueles que mais necessitam”, salientou o professor Wolmar Severo. “É um momento de mobilização e envolvimento da pesquisa, do ensino e da extensão, tendo também representado uma mudança de comportamento de todos os envolvidos, uma vez que esse trabalho terá continuidade”, disse a professora Rosana Schneider. Também participaram da ação os professores Ana Lucia Becker Rohlfes, Nádia de Monte Baccar e Renato Luiz Baumgarten; e os estudantes Felipe Moraes, Giovana Luisi, Gustavo Colares, Luana Castro, Michele Rodrigues, Patrik Wiesel, Sabrina Beloni, Jocelene Soares e Vanessa Ribeiro.

“Estamos satisfeitos com o trabalho que a Unisc vem desenvolvendo nesses tempos de pandemia, pois o que nós estamos vendo são vários grupos atuando em prol da comunidade, colocando em prática a missão de uma instituição de caráter comunitário”, ressaltou a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, ao lado dos diretores de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff, e de Pesquisa e Pós-Graduação, Adilson Ben da Costa.

Pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, a secretária de Políticas Públicas, Carina Inês Panke da Silva, recebeu a doação, juntamente com a assessora, Carla Berny, e mencionou a relevância de ações como essa. “É uma atitude grandiosa mediante o momento que estamos vivendo de pandemia, sendo um ato bem-vindo em favor daqueles que mais precisam de auxílio”, declarou.

Reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer (E) e a Secretária Carina Inês Panke da Silva

Carla Beny (E) e Rosana Schneider