A ideia é aproximar, ainda mais, a formação do engenheiro da realidade da profissão, tanto para atuar no presente, como antecipando para o futuro

Pensando em trazer mais a prática para dentro da sala de aula, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) renovou a arquitetura curricular dos cursos de Engenharia. Na Instituição, o estudante tem a possibilidade de cursar as engenharias Agrícola, Ambiental, Civil, de Computação, de Controle e Automação, Produção, Elétrica, Química e Mecânica.

A diretora de Ensino da Unisc, professora Giana Diesel Sebastiany, explica que esse novo formato das arquiteturas curriculares desses cursos é justamente para aproximar, ainda mais, a formação do engenheiro da realidade da profissão, tanto para atuar no presente, como antecipando para o futuro. “É uma reformulação baseada, principalmente, na necessidade de formação interdisciplinar, possibilidade de trabalho em equipe, e mostrar os grandes desafios que hoje a engenharia traz e apresentar isso ao novo profissional, aquele que tem bases sólidas na formação, mas também tem muitos desafios em termos de criação, de inovação, possibilidades de atuação não só no país, mas também em várias partes do mundo.”

A mudança já vale para o próximo ano para os alunos que ingressam no Vestibular de Verão. “São metodologias condizentes com os desafios da profissão. A ideia é dar mais autonomia para os estudantes, fazendo com que o aluno seja protagonista de muitas escolhas com inovação, integração e formação permanente, ou seja, uma aprendizagem ao longo da vida. Além de uma engenharia ágil e criativa.”

A professora ainda elenca que a mudança foi feita por muitas mãos e muita pesquisa. “Destaco a dedicação dos coordenadores, colegiados de cursos. Fizemos muitas pesquisas em outras instituições, nos espelhando nos melhores modelos de engenharia para chegarmos nessa atualização.”

Vestibular

A Unisc está com inscrições abertas, até o dia 14, para o Vestibular de Verão 2024. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.unisc.br. A prova é presencial e ocorre no dia 18 de novembro, às 14h30.