Josemar Santos

A Unisc, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), promoveu nesta quarta-feira, dia 12 de julho, no Auditório do Memorial, a palestra com a professora Lúcia Campos Pellanda. A atividade integrou a programação do 6º Seminário dos Grupos de Pesquisa.

Na abertura do encontro, a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, destacou a qualificação constante do trabalho de pesquisa na Instituição. “Recebemos reconhecimento externo sobre essa área na Unisc, sendo um retorno que mostra que estamos no caminho certo. É algo que valoriza ainda mais o empenho de todos que acumulam atividades de pesquisa e de ensino, tarefa nada fácil, mas que, por meio de um esforço conjunto, está colhendo bons resultados”, destacou a reitora, que esteve acompanhada na mesa de honra pela pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Andréia Valim.

Logo depois, teve início a palestra dirigida a professores e pesquisadores da Unisc, tendo como tema Pesquisa e gestão acadêmica na universidade. Na oportunidade, a professora Lúcia Campos Pellanda explicou que um trabalho de pesquisa exige muito cuidado, especialmente quanto ao que se aprende durante o estudo e a forma como os resultados são divulgados para a população, algo que precisa ser bem esclarecido para não causar controvérsias. “O pesquisador deve ter bom senso nesse contexto, pois posso melhorar uma coisa e piorar outra. Quanto mais se pesquisa mais se aprende, isso é fato, mas precisamos ter a humildade para entender que quanto mais se pesquisa mais se desaprende aquilo que você aprendeu, pois as coisas mudam a todo momento”, salientou

Lúcia Campos Pellanda possui doutorado em Ciências da Saúde (Cardiologia). Atualmente, é Reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), professora adjunta da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e médica do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: prevenção primária, cardiologia pediátrica, prevenção da aterosclerose e inflamação, e na área de Pesquisa Clínica, com ênfase em Medicina Baseada em Evidências e Metodologia Científica, Ensino Médico, Ensino da Medicina Baseada em Evidências, Knowledge translation research e educação para a saúde.

*Publicado por Josemar Santos