Divulgação/Unisc.

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou, na quinta-feira (17), o Seminário Cidades Inteligentes e Sustentáveis, com apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul e da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. O evento, realizado na Sala 101 do campus universitário, teve como palestrantes o Secretário de Inovação de Porto Alegre, Luis Carlos Pinto da Silva Filho os professores da Universidade que atuam na pauta da inovação: Leonel Tedesco, do Departamento de Arquitetura, Engenharias e Computação, Pietro Dolci, do Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação e Elia Hammes, do Departamento de Ciências Jurídicas. O evento também contou  com a presença da Prefeita Municipal de Santa Cruz, Helena Hermany e da Vice-Reitora Andréia Rosane de Moura Valim.

Entre os temas, o evento abordou conceitos básicos de cidades inteligentes, dando ênfase à importância de desenvolvimento de projetos para cidades de médio porte. Também foi apresentado o projeto Living Vales, um laboratório que visa integrar governos, universidades, empresas e sociedade na construção de soluções para a Região dos Vales, além da apresentação de uma metodologia de cocriação utilizada para entender, articular e avançar na construção de cidades inteligentes. Luís Carlos Pinto da Silva Filho, Secretário da Inovação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, apresentou casos de sucesso da capital impulsionados pelo Pacto Alegre, além de projetos futuros. Um dos momentos importantes da apresentação foi a apresentação da contribuição das Startups para a efetivação de uma cidade inteligente, tratando dos desafios jurídicos do poder público para formatar e incentivar a inovação e dos desafios jurídicos a serem superados pelas empresas de inovação.

Para a Prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany “compartilhamos todos o mesmo espaço, o mesmo ambiente, e quando há um interesse coletivo para que a cidade seja cada vez mais sustentável, aliando a isso com avanços em novas tecnologias, mais fácil promovermos qualidade de vida, para esta e as futuras gerações”. pontuou a Prefeita. A professora da Escola Educar-se, Camila Melo Menezes, participou do evento e destacou a importância do debate entre poder público, universidade e escola para pensar estratégias de inovação e sustentabilidade para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

Já a Vice-Reitora da Unisc, Prof. Andreia Rosane de Moura Valim, que atua na área da inovação, falou sobre a construção coletiva do espaço urbano, ressaltou a importância da parceria da Universidade com o Poder Público Municipal e a amplitude do evento, pois trata de diversos aspectos para tornar a cidade melhor, tornando-a, principalmente, melhor para as pessoas, valorizando-as e reconhecendo as  melhores formas para tornar isso possível, utilizando a tecnologia e a inovação.

O evento também contou com a presença de outros integrantes do Poder Público Municipal, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Martins e o Secretário de Governança e Relações Institucionais, Everton Oltramari. Também prestigiaram o evento estudantes, professores e líderes em inovação da Região dos Vales.