O projeto de pesquisa, realizado em parceria com a Univates e a Uergs, tem objetivo de prevenir agravos psicológicos em meio à pandemia de Covid-19.

As universidades de Santa Cruz do Sul (Unisc), do Vale do Taquari (Univates) e Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) desenvolveram um projeto de apoio psicológico à população durante a pandemia do novo coronavírus. Compreendendo os riscos de agravamento de estresse, ansiedade ou depressão nesse período, as instituições buscam colaborar com o processo de diagnóstico da Covid-19 e de sintomas psiquiátricos por meio do projeto de pesquisa. O objetivo é realizar teleatendimento psiquiátrico e psicológico para auxiliar pessoas que estão em sofrimento psíquico.

O estudo foi aprovado pelo Edital Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) do Rio Grande do Sul. Além das universidades, fazem parte da equipe os profissionais das Secretarias de Saúde de Santa Cruz do Sul e de Lajeado, além das empresas Solis, Tekann Tecnologia da Informação e Tummi Aplicativos Desenvolvimento. Na Unisc o projeto é realizado pelos Programas de Pós-Graduação e Mestrado Profissional em Psicologia e pelo Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde, sob coordenação das professoras Edna Linhares Garcia, Silvia Areosa e Andréia Valim.

Segundo a professora da Unisc e integrante do projeto, Edna Linhares Garcia, “a situação atual favorece a intensificação do sentimento de desamparo psicológico, o que torna os desafios cotidianos mais difíceis. Na busca por acolher a população, a Unisc oferece mais esse recurso de cuidado com a comunidade, possibilitando encontros terapêuticos virtuais com profissionais capacitados. A intenção é ampliar os atendimentos e ofertar encontros com abordagem de psicoterapias breves, baseadas nos protocolos disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Nossa ideia é que a plataforma se torne uma ferramenta permanente na rede pública, para auxiliar em situações onde há risco de suicídio”.

O estudo é intitulado O uso de uma ferramenta tecnológica no auxílio diagnóstico para a Covid-19, transtornos do afeto negativo e comportamento suicida na região com maiores índices de suicídio no Brasil e ensaio clínico de técnicas de psicoterapia breve voltado à sintomatologia psiquiátrica em tempos de pandemia, e também tem como aspecto positivo a aproximação da tecnologia de ambientes de inovação, como o Parque Científico e Tecnológico Regional da Unisc (TecnoUnisc), o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e o programa de inovação para Lajeado, integrando o Pro Move Saúde.

Como participar do teleatendimento?

A plataforma digital Tummi presta atendimento para diagnóstico de sintomas físicos e/ou emocionais durante a pandemia da Covid-19. O novo projeto, que está em seus ajustes finais, irá se aliar aos serviços já prestados na Tummi, para avaliar o risco de suicídio nos Vales.

Nos próximos dias, para solicitar atendimento, o interessado deve acessar covid.tummi.org e preencher o formulário inicial. O encaminhamento ocorre da seguinte forma:

1-      Teleconsulta inicial: realiza uma avaliação geral do paciente e levanta hipóteses diagnósticas para Covid-19 e para agravos psicológicos. Nesse momento é possível compreender o grau de urgência de cada pessoa para realizar o devido encaminhamento;

2-      Atendimentos em Telepsicoterapia: os pacientes recebem atendimentos psicológicos na busca de amenizar sintomas de ansiedade, depressão, irritabilidade e outros associados ao esgotamento emocional­­­­. Cada caso é avaliado de forma individual.