A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) iniciará na segunda-feira, 06, a quarta etapa da pesquisa Monitoramento da prevalência de SARS-CoV-2 em estudantes do ensino superior presencial da Unisc. O objetivo é monitorar a prevalência de Covid-19 entre os estudantes da universidade, no retorno gradual às atividades presenciais.

A pesquisa será realizada até 10 de junho e envolverá os estudantes com atividades presenciais no campus de Santa Cruz do Sul. Durante os 5 dias de coleta de dados, serão selecionados de forma aleatória 540 estudantes nos turnos da manhã, tarde e noite.

Integram a equipe técnica a vice-reitora, Andreia Rosane de Moura Valim, e também os professores Ana Paula Helfer Schneider, Jane Dagmar Pollo Renner, Lia Gonçalves Possuelo, Mari Ângela Gaedke. A pesquisa tem como coordenador o médico Marcelo Carneiro.

Como é feita a testagem

Os alunos sorteados, aleatoriamente, são convidados a participarem da pesquisa que envolverá a realização do teste e aplicação de questionário. A testagem é feita nos três turnos de aulas, proporcionalmente ao número de estudantes matriculados em cada turno.

No momento da coleta, eles são abordados em sala de aula. Em caso de aceite, são convidados a irem até uma sala apropriada onde é feita a testagem.