AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Atividades ocorrem até sexta-feira, 25, em parceria com a Emater/RS

 

Começou na manhã desta terça-feira, 22, a 16ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas e o 2º Congresso Sul-Brasileiro de Plantas Bioativas, eventos promovidos pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Emater/RS. As atividades ocorrem no Auditório Central da Unisc até sexta-feira, 25. 

Os eventos irão priorizar o tema “Ciência, saberes e inovação em Plantas Bioativas”, contemplando a discussão de quatro eixos: produção e comercialização de plantas bioativas - desafios e oportunidades; pesquisa, tecnologia e inovação em plantas bioativas; acesso e fomento às políticas públicas de plantas medicinais e fitoterápicos; plantas bioativas, sustentabilidade e biodiversidade. 

“Este evento visa debater sobre a temática das Plantas Bioativas e suas interfaces. Foi planejado em eixos que irão promover a conexão de diferentes atores da cadeia de plantas bioativas, tais como produtores rurais, cooperativas, extensionistas, pesquisadores, estudantes, empresas, indústrias, gestores públicos e a comunidade em geral. É importante estimularmos esse debate enquanto universidade comunitária que somos. Vivemos em uma região com um grande potencial para incentivar esse cultivo, explorar e comercializar os produtos e seus derivados, assim como gerar renda para a nossa região”, diz a professora da Unisc e uma das organizadoras dos eventos, Chana de Medeiros da Silva.

Já o extensionista rural da Emater e integrante da comissão organizadora, José Claudio Motta, diz que os eventos abordam o trabalho do cotidiano do extensionista que trabalha com plantas, nas suas mais diversas formas e usos. “É a consolidação de um trabalho de muitos anos. As plantas bioativas têm benefícios para quem consome, além de ajudar em doenças de baixo impacto como uma dor de cabeça ou uma dor de barriga, aqueles tratamentos que, num primeiro momento, não precisam de um médico. São plantas que as pessoas podem ter em casa. Ainda, é uma cultura milenar em que fazemos o resgate dessa cultura com o uso adequado das plantas.”

Para a vice-reitora da Unisc, Andreia Rosane de Moura Valim, eventos como este, que integram a comunidade, são extremamente ricos pela troca de conhecimentos e experiências. “É um atividade com momentos culturais e de integração. Muita coisa rica será gerada durante estes dias, será um evento com entregas importantes para a universidade e comunidade.”  

Estiveram ainda presentes na solenidade de abertura a diretora de Gestão Ambiental e Sustentabilidade de Santa Cruz do Sul, Gabriela Ottmann; o presidente da Emater/RS, Alex da Silva Corrêa; e a coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mariluci Reis. Mais informações no site unisc.br/site/plantas-bioativas/2022.

Saiba mais

As plantas bioativas são aquelas que apresentam princípios ativos que possibilitam diversos benefícios aos seres vivos, desde comestível, medicinal e ornamental. A Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas é um evento tradicional que acontece anualmente, de forma descentralizada, no Rio Grande do Sul. A construção conta com a soma de esforços de diversas entidades públicas e privadas e busca promover o debate sobre o tema das plantas bioativas, visando o fortalecimento da cadeia produtiva, bem como da rede de entidades envolvidas, oportunizando troca de experiências, qualificação técnica, atualização, motivação, fortalecimento de parcerias e promoção de ações integradas. 

Já o 2º Congresso Sul-brasileiro de Plantas Bioativas foi criado no ano de 2019 e constitui-se de um evento científico que visa oportunizar conhecimento e qualificar os estudos acerca da temática das plantas bioativas, congregando pesquisadores, estudantes, técnicos, extensionistas rurais e profissionais de diferentes áreas do conhecimento. 

Programação:

Dia 23:

8h30: Apresentação da Orquestra de Câmara da Unisc

9h20: Cadeia produtiva da Cannabis: da semente ao paciente, com João Gabriel Gouvêa da Silva

11h: Ecoinovação - produção de cosméticos e fitodefensivos a partir do bioma pampa, com Adriana Trevisan

13h30: Relato de Experiência – Lançamento da Plataforma de Plantas Bioativas, com Chana de Medeiros da Silva e Pietro Dolci

14 horas: Relato de Experiência – Desenvolvendo a cadeia da erva-mate: empresa Inovamate, com Ariana Maia

14h30: Relato de Experiência – Isobio - Empreendedorismo e Pesquisa em Substâncias Bioativas, com Sara Elis Bianchi

Dia 24:

8h30: Abordagem da Política Intersetorial de Plantas Medicinais e Fitoterápicos sob a ótica da gestão pública, com Carolina Fernandes, Leila Beatriz Schmitt e Louana Theisen

9h30: Implantação de hortos e farmácias vivas nos municípios, com Jaqueline Guimarães de Carvalho e Roger Dresch

11h: Regulamentação de plantas medicinais e fitoterápicos, com Leandro Medeiros

13h30: Relato de Experiência – Manipulação de plantas medicinais no município de Pontão, com Juceli Muller

14 horas: Relato de Experiência – Farmácia Municipal de Igrejinha-RS: relato da dispensação e manipulação de fitoterápicos na Atenção Básica, com Rebeca Vargas Antunes Schunck

15 horas: Conhecimento tradicional de plantas bioativas na perspectiva de lideranças quilombolas do Quilombo da Mutuca - Turuçu/RS, com Karin Peglow, Alessandra Storch e Janaína Silva da Rosa.

Dia 25:

8h30: Sociobiodiversidade, plantas bioativas e a saúde humana, com Mirian Fabiane Dickel

9h30: Agricultura biodinâmica e a espiritualidade no cultivo de plantas medicinais, com Rodrigo Jaskulski

 
MENU PRINCIPAL