Mari Ângela Gaedke/Unisc

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) iniciou nessa segunda-feira, 21, a pesquisa Monitoramento da prevalência de SARS-CoV-2 em estudantes do ensino superior presencial da Unisc. O objetivo é monitorar a prevalência de Covid-19 entre os estudantes da universidade, no retorno gradual às atividades presenciais. Até sexta-feira, 25, serão feitos 540 testes rápidos de antígeno.

No ano passado, em setembro e outubro, foram feitas duas etapas do projeto, com a testagem de 1.080 estudantes, sendo que não foram detectados casos positivos. “Como era um momento de baixa circulação viral, optamos por fazer uma nova etapa neste ano, quando a universidade retornou totalmente à presencialidade”, explica a professora e integrante da equipe técnica da pesquisa, Mari Ângela Gaedke.

Por enquanto, ainda não há previsão de quando será feita a quarta etapa. “Tudo depende do resultado que teremos nesta”, avalia. Na segunda, foram realizados 117 testes. Já o resultado final, será divulgado na sexta-feira, no final das testagens.

A pesquisa tem como coordenador o médico Marcelo Carneiro. Integram a equipe técnica a vice-reitora, Andreia Rosane de Moura Valim, e também os professores Ana Paula Helfer Schneider, Jane Dagmar Pollo Renner, Lia Gonçalves Possuelo, Mari Ângela Gaedke.

Como é feita a testagem

Os alunos sorteados, aleatoriamente, são convidados a participarem da pesquisa que envolverá a realização do teste e aplicação de questionário. A testagem é feita nos três turnos de aulas, proporcionalmente ao número de estudantes matriculados em cada turno.

No momento da coleta, eles são abordados em sala de aula. Em caso de aceite, são convidados a irem até uma sala apropriada onde é feita a testagem.