Nos dias 2 e 9 de julho de 2022, professores e funcionários da Rede Criança estiveram na Universidade para participar de uma capacitação em primeiros socorros na educação infantil.  A capacitação foi organizada e conduzida pelas equipes dos projetos de extensão: Programa Nacional de Reorientação Profissional em Saúde – PRÓ- SAÚDE e Acessibilidade e Saúde: Interdisciplinaridade em Ação, em parceria com as Ligas do Trauma e da Pediatria do Curso de Medicina da Unisc, onde foram repassados cuidados de como agir em uma situação de emergência envolvendo crianças.

Desde de o ano de 2018, a Lei Lucas (Lei n° 13.722), torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimento de ensino público e privado de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

A capacitação foi dividida em dois momentos: parte teórica e parte prática. Na parte teórica os professores receberam informações sobre a legislação, cuidados nos ambientes internos e externos das escolas, acessibilidade e prevenção de riscos e também como atuar em situações como sangramentos de nariz, cortes, batidas na cabeça, febre alta e queimaduras, além de instruções dos itens necessários na caixa de primeiros socorros.

Na parte prática, os participantes foram divididos em duas salas e cada uma delas contemplou acidentes específicos que pudessem praticar com bonecos, por exemplo. Os acidentes da parte prática foram: engasgo, parada cardiorrespiratória, traumas, picadas de insetos/animais peçonhentos, intoxicações alimentares e intoxicações diversas.  A capacitação preparou os educadores para situações de urgência que podem ocorrer no dia a dia do ambiente escolar. Esta foi a segunda edição do treinamento e contou com aproximadamente 120 participantes.