Ocorreu nesta terça-feira, 21 de setembro, desde a sala de transmissões do EAD, no bloco 19, a recepção virtual aos acadêmicos da Unisc.  Devido à pandemia, novamente não foi possível a realização do encontro de forma presencial com toda comunidade acadêmica. Após uma uma fala da vice-presidente do DCE, Sara Ester Paes, sobre as atividades do Diretório Central dos Estudantes, a diretora de Ensino de Graduação, Giana Diesel Sebastiany, lembrou que a Unisc conseguiu se reinventar muito rapidamente em função da pandemia e movimentar todas as atividades do presencial para o virtual. “Neste ano, precisamos novamente fazer ajustes, mas temos a felicidade muito grande de estar acompanhando a reinvenção de muitos cursos de graduação, cursos esses que oportunizam não somente a aprendizagem de conteúdo, mas também vivências e experiências, que são fundamentais para o futuro dos acadêmicos”, salientou.

O pró-reitor Acadêmico, Rolf Fredi Molz, fez um convite para que os estudantes aproveitem as oportunidades oferecidas, como as vivências internacionais, por exemplo. “Com a pandemia, junto com a Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais, está sendo possibilitado e facilitado o processo de internacionalização de forma remota. Assim, os alunos podem frequentar disciplinas em instituições de fora do país sem sair de casa. Então, não percam essa possibilidade que a Unisc oferece”, revelou.

De sua parte, o vice-reitor, Rafael Frederico Henn, desejou a todos boas-vindas e convidou os alunos a conhecerem e vivenciarem a Unisc. “Aos novos estudantes, aproveitem as oportunidades e usufruam de toda a infraestrutura oferecida, que são muitas. Aos que já estão na Unisc, que continuem estudando e se dedicando.  Esperamos que no ano que vem seja um pouco mais fácil em relação à pandemia, embora tenhamos passado por esse período com a mesma qualidade característica da Unisc”, ressaltou.

Por fim, a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer disse que a palavra reinvenção é característica dos tempos atuais, onde se faz necessário reinventar a formação. “A pandemia veio muito para isso, certamente não teremos mais um normal como era antes, porque ela afetou a nossa vida. No entanto, nós não deixamos de ser uma Universidade em constante transformação, e o que nós queremos e que vocês usufruam de todas as possibilidades, que não se resumem apenas à sala de aula”, enfatizou.

Após o encontro, as aulas continuaram e todos os acadêmicos foram convidados a retornar aos seus ambientes de estudo.