O Observatório do Desenvolvimento Regional (ObservaDR), coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc -Mestrado e Doutorado (PPGDR), está sistematizando um conjunto de dados e gerando informações e análises sobre variáveis sociais, demográficas, infraestruturais, de saúde e sobre domicílios dos municípios do Vale do Rio Pardo e do Taquari, além de alguns dados estaduais. Os dados servem para auxiliar a tomada de decisões no combate ao avanço do Coronavírus (Covid-19).

A iniciativa faz parte do projeto ObservaDR-Covid-19 e tem como objetivo contribuir com a produção de informações científicas de interesse público para a gestão em saúde e assistência social durante a pandemia. O material produzido está sendo disponibilizado de forma aberta no portal do Observatório (www.observadr.org.br) e pode ser acessado e utilizado pelo poder público e comitês de gestão relacionados ao combate ao Coronavírus e pela sociedade em geral. São planilhas e mapas temáticos com análises.

O material está sendo organizado por uma equipe de professores e estudantes de pós-graduação e graduação da Unisc, e técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento de Santa Cruz do Sul, a partir de dados oficiais do IBGE, DATASUS, Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, entre outros. São aproximadamente 20 pessoas atuando no projeto ObservaDR-Covid-19. Parte dos dados já está disponível no portal e parte será colocada nas próximas semanas.

Para o diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unisc, Adilson Ben da Costa, essa iniciativa é muito importante pois reúne informações científicas fundamentais para auxiliar os gestores na seleção das melhores estratégias de combate à pandemia da Covid-19. A coordenação do projeto está com o professor Rogério Leandro Lima da Silveira, que explica que a iniciativa é resultado de um trabalho colaborativo, voluntário e interdisciplinar, que visa produzir informações científicas sociodemográficas e espaciais sobre os territórios e a população das sociedades de Santa Cruz do Sul e do Vale do Rio Pardo. Silveira explica que o projeto é uma das contribuições da Unisc, como Universidade comprometida com a comunidade, para as prefeituras, comitês de crise e demais organizações envolvidas no controle da pandemia, assim como para a sociedade em geral.

A iniciativa reúne o ObservaDR, o Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional, as graduações em Geografia, Arquitetura e Urbanismo e Comunicação Social, e tem o apoio da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz do Sul (Seasc) e da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão da prefeitura de Santa Cruz do Sul (Sepog).