Fotos: Felipe Nopes

Aproximar estudantes com o uso de alternativas científicas e tecnológicas para a resolução de problemas. Esse foi o principal objetivo da Maratona do Saber, atividade planejada e desenvolvida pelo Programa Unisc-Escola em parceria com diversos cursos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), incluindo também o Programa de Pós-graduação em Letras – Mestrado e Doutorado e o Projeto Conexão. Desde o mês de junho, alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas das redes pública e privada, dos Vales do Rio Pardo, Taquari, Caí, Centro-Serra, Quarta Colônia e Litoral, estiveram envolvidos na competição. A fase final da disputa contou com 15 educandários.

O desafio proposto consistiu na produção de seis vídeos que abrangessem as áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Ciências Exatas, Saúde e Comunicação Social, com o intuito de sensibilizar a comunidade escolar e demais colaboradores do educandário sobre a relevância dos estudos e do diálogo a partir de temas atuais e importantes para a formação cidadã. Após uma criteriosa avaliação dos organizadores nos quesitos de captação de imagens, produção e criatividade, foi eleita vencedora a Escola Estadual de Ensino Médio José Luchese, de Lagoa Bonita do Sul.

A entrega da premiação ocorreu na tarde desta quarta-feira, 17 de outubro, na sala 1304, bloco 13 da Unisc, com a presença de estudantes e de professores da escola campeã e de membros da universidade. O educandário ganhou um projetor multimídia e os alunos, um vale no valor de R$ 500,00. Segundo a coordenadora do Programa Unisc-Escola, Tânia Bernhard, a intenção da Maratona foi promover o protagonismo estudantil, com o apoio da universidade. “Queríamos mostrar que eles podem usar o celular para coisas boas e incentivar os professores a fazerem o mesmo”, destacou.

A vice-diretora do turno da tarde, Cleiva Carniel, afirmou sentir um misto de emoção e felicidade com a premiação recebida. “O que temos de melhor dentro de uma escola são os seres humanos. Esse prêmio chegou em boa hora. Tudo o que fazemos é voltado para os nossos alunos”, disse. Já o pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff, ressaltou se tratar de um momento de muita satisfação para a Reitoria da Unisc. “Quero reconhecer os grandes protagonistas desse trabalho, que são os estudantes e os professores. Foi possível perceber que Lagoa Bonita do Sul tem talentos para transformar a realidade de lá e de outros lugares”, observou.

Antes da entrega da premiação, os alunos participaram de diversas oficinas e atividades didáticas na Unisc, com o objetivo de aproximar a escola da universidade. A Maratona do Saber contou com o apoio da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e do Grupo Gazeta de Comunicações.

*Publicado por Felipe Nopes