A Unisc participou, pela primeira vez, do Programa Summer School, da Universidad Internacional SEK, em Quito (Equador). A conferência ocorreu de 10 a 21 de abril, tendo como tema The world´s new economical order. Foram cinco estudantes de graduação da Instituição selecionados para participar do programa, sendo eles: Aléxia da Silva Ellwanger (Relações Internacionais); Cleison Henrique Pilger (Engenharia de Produção); Daniele da Penha Gomes Plácido (Pedagogia); Henrique Luis Schmidt (Ciência da Computação); e Nycole de Almeida Bassoaldo Mór (Relações Internacionais).

Os estudantes estiveram acompanhados pelo professor do Departamento de Ciências Econômicas, Heron Begnis. Além de supervisionar o grupo, Begnis proferiu uma palestra na International Conference, com o título Connecting the South of Brazil do the World.

Entre as atividades realizadas pelos estudantes do Brasil, do México e da Polônia, estiveram aulas diárias de Espanhol e sobre a economia local, empreendedorismos, cultura equatoriana, educação ambiental, ecologia, entre outros. Além das aulas, os estudantes participaram de visitas culturais na cidade de Quito e passaram um final de semana na Reserva Ecológica de Limoncocha, que pertence à Universidad Internacional SEK.

Grupo no Monumento a la Mitad del Mundo (Monumento no Meio do Mundo), ponto que divide o hemisfério sul e norte do globo.

*Publicado por Josemar Santos