Para possibilitar a inserção dos estudantes nos cursos de graduação, a Unisc oferece diversas opções de financiamentos, como os créditos universitários Pravaler, Sicredi e Santander, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Crediunisc. O Pravaler consiste em uma contratação semestral, em que cada semestre é pago em um ano, sem que as parcelas se acumulem. Isso porque o aluno só começa a pagar a segunda contratação quando terminar a primeira.

O Crédito Universitário Sicredi é destinado a acadêmicos que sejam associados ao Sicredi Vale do Rio Pardo e tenham mais de 18 anos, enquanto o Crédito Universitário Santander é exclusivo para estudantes do curso de Medicina que estejam cursando a partir do 2º semestre.

A Unisc também oferece o Fies, financiamento criado pelo Ministério da Educação (MEC) para candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, e o Crediunisc, programa de crédito educativo com recursos próprios da Universidade. O percentual de financiamento é de 50% sobre o valor da mensalidade e pode ser utilizado pelo prazo regular de duração do curso. O valor financiado deve ser restituído após a conclusão da graduação.

Para os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), a Unisc disponibiliza o Credipós e o Unicred. O primeiro é um programa de financiamento da Universidade que custeia parte das mensalidades, sendo os principais critérios para seleção a situação econômico-financeira do candidato e as prioridades de pesquisa do programa de pós-graduação.

Já o segundo consiste no financiamento através da instituição financeira cooperativa Unicred. Os alunos graduados na área da saúde, em engenharias ou arquitetura, ou que tenham familiares formados nessas áreas, podem financiar até 100% do curso de mestrado ou de doutorado em até 60 meses. Funcionários e docentes da Unisc e demais mantidas da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) também podem ter acesso ao financiamento.

*Publicado por Felipe Nopes