Fotos: Felipe Nopes

Com a proposta de incentivar o desenvolvimento do pensamento computacional dos estudantes, por meio de jogos físicos e de atividades impressas, sem a utilização de computadores e da internet, o curso de Computação Licenciatura da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), juntamente com o projeto Unisc Inclusão Digital (UID), lançou o material didático Computação Desplugada, destinado às escolas de Ensino Fundamental. O evento ocorreu nesta terça-feira, 18 de junho, na sala 5328, bloco 53 da Unisc.

O projeto UID e a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), através de convênio, desenvolveram o material para o ensino de computação nos educandários, com o apoio dos bolsistas Samanta Marques e Felipe Schulz. As escolas municipais, ligadas à Secretaria de Educação, participam da experiência aplicando o material com alunos a partir do 4º ano do Ensino Fundamental.

Segundo a coordenadora do projeto UID, professora Marcia Kniphoff da Cruz, os fundamentos de computação devem ser inseridos nas atividades das escolas, a exemplo de outros países que já possuem a informática e a programação como conteúdo regular de estudo no ambiente escolar. “A computação é pouco trabalhada nas nossas escolas. Com a computação desplugada, a lógica computacional dos estudantes é estimulada com o uso de materiais concretos, como jogos de cartas, tabuleiros e materiais impressos”, ressaltou.

O vice-presidente da Assemp, Eduardo Kroth, elogiou a iniciativa e salientou que “precisamos ter cidadãos competentes para se utilizarem dessas tecnologias”. Por sua vez, a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, destacou que, das 25 escolas de Ensino Fundamental de Santa Cruz do Sul que trabalham com o projeto UID, 12 possuem uma disciplina de computação. “Queremos evoluir mais e vamos conseguir”, comentou.

Para o pró-reitor de Graduação da Unisc, Elenor Schneider, a computação desplugada é uma carência nos educandários. “Todos os alunos que saírem da universidade vão trabalhar com computação e, para isso, temos que prepará-los”, apontou. Já o pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff, frisou a importância dessa nova lógica computacional dentro do Ensino Fundamental. “Será um diferencial na vida dos estudantes”, disse.

O material está disponível no site http://projetouid.weebly.com, em Materiais – Materiais Didáticos Desplugados – Atividades de Computação Desplugada.