Primeira fase da pesquisa ocorre nestes dias 1 e 2, com aplicação de 1.063 testes rápidos na região.

Nesse fim de semana, 1 e 2 de agosto, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) inicia a pesquisa, encomendada pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), para mensurar a prevalência de Covid-19 na região. Ao longo do dia de hoje, 31, acadêmicos da Universidade que irão aplicar os testes na população participaram de um treinamento intensivo. A cada 14 dias será aplicada uma nova etapa de testagens no município, totalizando quatro fases ao final do estudo.

Cada etapa da pesquisa conta com a aplicação de 1.063 testes rápidos, divididos entre os 14 municípios de abrangência do Cisvale. Todos os pesquisadores foram testados para Covid-19, vão estar devidamente identificados e munidos de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para garantir a segurança dos participantes. Para realizar o teste é preciso coletar uma gota de sangue da ponta do dedo da pessoa testada e em alguns minutos o resultado fica pronto.

Os participantes serão escolhidos de forma aleatória, através de um sorteio. É importante que a população selecionada receba os pesquisadores, pois, a pesquisa auxilia no enfrentamento da Covid-19 na região, demonstrando o atual cenário da pandemia. Com base nos resultados, os órgãos responsáveis podem tomar as melhores decisões para reduzir a taxa de transmissão.

Segundo o professor da Unisc, médico infectologista e coordenador geral da pesquisa, Marcelo Carneiro, “entre uma etapa e outra esperamos observar se há progressão ou estabilização dos casos de Covid-19 em nossa região. Com base nesses dados se torna possível analisar a real situação de contágio. Estaremos divulgando dados parciais da pesquisa em até quatro dias após sua realização”.

Mais informações e resultados da pesquisa poderão ser conferidos através do link geosaudevrp.org .