A instituição é uma das 14 gaúchas com pontuação no ranking. Para o reitor, Rafael Henn, a colocação
demonstra o total foco na qualidade pelo que é feito na Unisc

Junior Garcez

Levantamento divulgado pela QS Latin America Ranking 2023 coloca a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) entre as melhores universidades da América Latina. Ainda, a Unisc é uma das 14 universidades gaúchas, entre públicas, privadas e comunitárias, que está nesse ranking. Os dados foram apurados pela QS Quacquarelli Symonds, empresa de análise do Ensino Superior. O ranking faz referência a 2023, pois o trabalho pretende ser um guia para quem busca escolher onde estudar.

O reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, enfatiza que o resultado demonstra o total foco na qualidade pelo que é feito na Unisc, tanto em ensino, pesquisa e extensão. “O mérito é dos professores, técnicos administrativos e dos nossos estudantes de hoje e ao longo da nossa história. Valida cada vez mais o nosso compromisso com a sociedade e em todas as regiões em que trabalhamos.”

Saiba mais

O QS Latin America University Rankings deste ano apresenta 428 instituições, sendo que a Unisc está na posição 301-350, já que a partir da posição 150 o ranking passa a incluir as instituições apenas em grupos.

O ranking regional usa cinco critérios básicos: impacto e produtividade da pesquisa, compromisso docente, empregabilidade, impacto online e internacionalização. O método retém os principais indicadores do ranking global, como Reputação Acadêmica, Reputação do Empregador e Proporção Corpo Docente por Aluno, mas também considera um conjunto de métricas de desempenho cuidadosamente adaptadas para a região: Reputação do empregador, Relação corpo docente por aluno, Pessoal com Doutorado, Rede internacional de pesquisa, Citações por artigo, Trabalhos por faculdade e Impacto na Web.