Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 29 de novembro, na sala de reuniões da 6ª Coordenadoria Regional de Educação em Santa Cruz do Sul (6ª CRE), a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc/RS/6ª CRE) firmaram uma parceriapara a execução do programa English for Inclusion.  Durante o encontro, que contou com a presença do coordenador e da coordenadora Adjunta e Pedagógica da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura e Helena Gassen Etges, respectivamente, e de diretores das escolas estaduais de Santa Cruz do Sul, as coordenadoras da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), Cristiana Mueller, e do curso de Letras da Unisc, Karen Santorum, apresentaram o cronograma do projeto, que   será desenvolvido com a vinda de um estudante americano do curso English Teacher Education, da Governors State University, Universidade parceira da Unisc nos EUA.

A proposta é buscar construir e consolidar as relações entre os Estados Unidos da América e o Brasil, através do ensino de inglês e da introdução de elementos da cultura americana a alunos de escolas públicas locais, propondo melhorar o nível de inglês dos estudantes e contribuir para uma melhor compreensão cultural e global.

O público-alvo são 60 alunos do segundo e terceiro anos das seguintes escolas: Colégio Estadual Monte Alverne; Colégio Estadual Professor Luiz Dourado; EEEB Estado de Goiás; EEEM Alfredo José Kliemann; EEEM Ernesto Alves de Oliveira; EEEM José Mânica; EEEM Nossa Senhora da Esperança; EEEM Nossa Senhora do Rosário; EEEM Santa Cruz; e EEEM Willy Carlos Fröhlich.

A nomeação e seleção inicial de 10 alunos serão feitas pelas escolas. A seleção dos seis alunos de cada escola será definida por prova de inglês que será aplicada na Unisc, no dia 13 de dezembro, às 18h30, e a divulgação dos selecionados ocorre no dia 18 de dezembro. Aulas ocorrerão duas vezes por semana, com duração de 2 horas cada aula, no período de março a junho de 2019.