Um sonho acalentado pela comunidade santa-cruzense, em especial pelos defensores da causa animal, o tão aguardado Hospital Veterinário começa a tomar forma. Na tarde desta quinta-feira, dia 7, Unisc e Prefeitura assinaram o termo de início das obras para reforma geral do imóvel cedido pelo Município que vai abrigar a instituição. O ato aconteceu no local, com a presença de autoridades municipais, representantes de Ongs e protetores independentes. A conclusão dos trabalhos está prevista para o primeiro trimestre de 2020, quando o serviço será inaugurado.

A empresa Gomes Engenharia Ltda foi selecionada, através de edital, e será a responsável por tocar a obra. Outras seis empresas também apresentaram propostas. A reforma, que será realizada em etapas e vai adequar a estrutura física ao que o ambiente hospitalar necessita, consiste na troca de todos os pisos, edificação de paredes e divisórias, forros, esquadrias, instalações elétricas e hidrossanitárias, confecção de mezanino, nova fachada, instalação de elevador, gerador de energia, central e rede de gases medicinais e sistemas de climatização e de combate a incêndio.

Para que a obra saísse do papel, por meio de um termo de colaboração, firmado em maio com a Unisc, a Prefeitura repassou R$ 1 milhão, em quatro parcelas. Antes disso, ainda em março deste ano, a Lei 8155 autorizou o poder público municipal a ceder o imóvel de mil e oitocentos metros quadrados, localizado às margens da RSC 287, em Linha Pinheiral, para abrigar a instituição de saúde. Além da reforma na estrutura atual, estão previstos cerca de 300 metros quadrados de ampliações e obras externas, como instalação de novos portões, cercamento, iluminação do pátio e estacionamento.

Como contrapartida aos investimentos feitos pelo Município, a universidade oferecerá todos os serviços hospitalares através de seus alunos, além de adquirir o mobiliário, os equipamentos e os insumos necessários. O hospital disponibilizará, assim que entrar em funcionamento, uma série de procedimentos que serão usufruídos pela Prefeitura, Ongs, protetores independentes e pessoas de baixa renda. Estão previstos no termo de colaboração, consultas, atendimento para ferimentos leves e graves, tratamentos básicos como aplicação de vermicidas, vacinas, esterilização, alojamento, captura e transporte, exames de imagem e de análises clínicas, internações e cirurgias de alta complexidade em animais de pequeno e grande portes.

Na oportunidade, a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, falou sobre o quanto esse momento, que marca o começo da reforma do prédio, significa para a Universidade e para os santa-cruzenses. “Para os estudantes, a importância desse espaço é inquestionável, porque eles terão, a partir da prática, a formação em Medicina Veterinária. Além disso, é mais uma possibilidade para aprofundar a pesquisa na área da saúde animal. O hospital vai acrescentar ao curso e ao Município que vai ter tratamento para os animais da comunidade”, destacou. Além disso, a reitora, ao agradecer à Prefeitura, ressaltou a parceria e sinalizou sobre a inauguração. “A ideia do Prefeito foi brilhante, cedendo esse espaço por 40 anos e ainda alcançando recursos para alavancar a reforma. E nós vamos caprichar na entrada do hospital, porque ele será um cartão-postal para a cidade, atrairá muita gente para cá. Por tudo isso, Santa Cruz ganha. A Unisc ganha. Os estudantes ganham. Em março de 2020 estaremos aqui, estudantes e comunidade, inaugurando o Hospital Veterinário”, afirmou.

Já o prefeito Telmo Kirst agradeceu a parceria com a Universidade e reafirmou que o Hospital Veterinário é um legado importante para o Município, para a região e para o Estado. “Esse é um momento de grande significado para todos nós, porque estamos dando ao Brasil um grande exemplo em defesa da causa animal”, observou. Ele disse ainda que o investimento vai complementar a estrutura de funcionamento do curso de medicina, formando profissionais qualificados. “São conquistas que vão reverter em benefício de toda a comunidade, porque propiciando o bem-estar animal, através da prevenção e controle de zoonoses, vão repercutir, sem sombra de dúvida, na qualidade de vida da população”, acrescentou.