AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Está sendo desenvolvido na Unisc um projeto de pesquisa que tem entre seus objetivos contribuir para difundir conhecimentos em relação a mudanças climáticas e seus impactos no debate regional sobre desenvolvimento, com base em uma estratégia de comunicação cientifica.

O projeto intitulado Adaptação à Mudança Climática no Vale do Rio Pardo é coordenado pelo professor do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc, Markus Erwin Brose. Ele explica que o tema gerador dessa estratégia de divulgação científica sobre mudança climática envolve os impactos mais diretos e visíveis ao cidadão: o agravamento dos desastres naturais, cada vez mais intensos e numerosos.

Conforme o docente, o projeto amplia uma parceria existente entre o Núcleo de Gestão Pública da Unisc (NGP) e a Defesa Civil Municipal, que vem atuando junto aos Núcleos Comunitários de Defesa Civil de Santa Cruz do Sul (Nudec), buscando iniciar, também, a divulgação de informações de base científica em outros municípios do Vale do Rio Pardo.

O primeiro produto desse projeto de pesquisa consiste em um encarte com quatro páginas a ser publicado em jornais da região no dia 24 de novembro, elaborado por pesquisadores da Unisc e da Defesa Civil de Santa Cruz do Sul. O documento traz informações sobre a Defesa Civil, gestão de riscos em desastres, o Marco de Hyogo, a campanha nacional de cidades resilientes, as mudanças climáticas e seus impactos, assim como os resultados das pesquisas do NGP e o trabalho do Comitê do Rio Pardo.

O lançamento oficial ocorre no dia 23 de novembro, às 13h30, na sala 404 da Unisc, com um café oferecido a jornalistas e radialistas da região, que receberão exemplar do encarte e terão oportunidade para diálogo e entrevistas com especialistas no tema: o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unisc, Marcelino Hoppe; o coordenador da Defesa Civil de Santa Cruz do Sul, tenente José Joaquim Dias Barbosa; e a presidente do Comitê de Bacia do Rio Pardo, Valéria Borges Vaz.

MarkusErwinBrose

*Publicado por Josemar Santos

MENU PRINCIPAL