AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Através de uma parceria entre a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e o Fórum dos Coredes RS, foi assinado na manhã de hoje, dia 05, o contrato de prestação de serviços de assessoria para a Atualização do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo. O termo de colaboração prevê a revisão e a atualização do Plano Estratégico nas 28 regiões coredianas, ao longo desse ano, através de um acordo estabelecido entre a secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e o Fórum dos Coredes.

Na região do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), essa atividade será feita pela Unisc, sob a coordenação do Prof Markus Erwin Brose, do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). O valor destinado para esse trabalho será de R$ 51.800,00, compreendendo a entrega de quatro produtos, sendo o primeiro deles no final do mês de julho. Na próxima assembleia do Corede/VRP, que será realizada no dia 12 de julho, será apresentada a primeira etapa, trazendo os resultados preliminares da repercussão dos projetos e a evolução dos indicadores regionais de 2017 a 2022.

Segundo o Reitor da Unisc, Prof. Rafael Frederico Henn, os Coredes, como fóruns representativos, são de extrema importância para pensar ações e políticas que contribuem para o desenvolvimento do Estado. Conforme o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, para o Corede Vale do Rio Pardo torna-se importante a Unisc ser a parceira junto com a sua equipe técnica e poder coordenar e liderar o processo de revisão do planejamento estratégico, cujo assunto foi desenvolvido na base do Fórum dos Coredes juntamente com o Governo do Estado, para que fizéssemos a revisão dentro da nossa região. Essa revisão será o espelho daquilo que tivemos de evolução dentro dos diversos projetos e diretrizes do planejamento desde 2015, ressaltou Petry, portanto, é uma satisfação poder contar com o apoio da Unisc para poder desenvolver esse trabalho articulado com toda a assembleia do Corede e as pessoas que vão participar desse processo ao longo do ano.

De acordo com o Prof. Markus, uma vez cumprida a atual primeira etapa, o trabalho desenvolvido pela equipe do PPGDR segue no segundo semestre com o diagnóstico e com o relatório de avaliação, a atualização da visão de futuro, a proposta do modelo de gestão para o plano e a carteira de projetos 2022-2030. Como a região é formada por 23 municípios, alguns encontros deverão ser presenciais e participativos, contemplando as duas microrregiões de abrangência do Corede/VRP. O trabalho, que iniciou no mês de março, será desenvolvido ao longo de todo ano de 2022, culminando com a entrega do plano estratégico consolidado, no mês de dezembro. Segundo Brose “o trabalho é intenso na análise das muitas mudanças que ocorreram ao longo da década no Vale do Rio Pardo, como base para definir as prioridades até 2030”.

 

Estiveram presentes na assinatura (ordem da foto):

Carmen Lúcia de Lima Helfer, Assessora de Relações Interinstitucionais da Unisc

Markus Erwin Brose, coordenador da atualização do Plano Estratégico de Desenvolvimento

Rafael Frederico Henn - Reitor da Unisc

Heitor Álvaro Petry, presidente do Corede/VRP

Diana Filipina Anton, secretária executiva do Corede/VRP

 

Foto: Tatiane Luci Rodrigues

 

MENU PRINCIPAL