No dia 11 de junho, a professora do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc (PPGPS), Lia Possuelo, e a estudante do curso de Farmácia, Eloisa Luciana Berlt, apresentaram o projeto de pesquisa Conhecimentos, Atitudes e Práticas relacionadas à Tuberculose e HIV entre Agentes Penitenciários da 8ª Delegacia Penitenciária Regional. A exposição ao delegado penitenciário da 8ª DPR, Andreo de Quadros Camargo, e à psicóloga Pauline Schwarzbold, teve como objetivo a apreciação e a autorização para o desenvolvimento da proposta.

De acordo com a professora Lia e a acadêmica Eloisa, os agentes penitenciários são profissionais fundamentais na manutenção e na promoção da saúde dos detentos, pois mantêm contato direto com essa população dentro das instituições, necessitando de ações permanentes voltadas à educação e à promoção da saúde. “Assim sendo, o conhecimento insuficiente dos servidores em relação aos sintomas de doenças infectocontagiosas são agravantes que contribuem para o adoecimento no sistema prisional, sendo que uma pesquisa direcionada a esse grupo poderá contribuir para o desenvolvimento de práticas de educação permanente”, salientaram.

A pesquisa visa identificar o perfil sociodemográfico dos agentes penitenciários e verificar quais os reais conhecimentos, as atitudes e práticas destes em relação à prevenção da tuberculose e do HIV. O levantamento dos dados se dará através de questionários autoaplicáveis desenvolvidos em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

*Publicado por Josemar Santos