Banco de Imagens/Unisc

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), campus Venâncio Aires, junto ao Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru), recebeu a autorização para a realização do Curso Técnico em Agropecuária. O anúncio foi publicado no Diário Oficial do Estado na última terça-feira, 22. É o primeiro curso na área em todos os campi da Unisc.

A coordenadora da Unisc de Venâncio, Andréia Haas, explica que a realização do curso já era uma demanda da comunidade de Venâncio e região pela identidade agrícola e pecuária. “Há um interesse institucional, político e da comunidade até pela construção de um polo de proteína animal na nossa região e para fomentar o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) que está sendo montado. Há uma demanda grande de profissionais na área que faltam no mercado.”

Segundo a coordenação do Cepru, o curso transita por diversas áreas, desde estudo do solo, cooperativismo e associativismo, zootecnia, empreendedorismo rural, bovinocultura de corte e leite, agroindústria familiar, mecanização agrícola, avicultura, entre outros. Andréia ainda complementa que já há convênios formalizados para a realização de estágios. “O estágio é de 400 horas e os estudantes poderão passar por fazendas e condomínios”.

Ao todo, serão 1,6 mil horas, sendo 1,2 mil teórico-prático mais 400 de estágio, somando dois anos e meio de formação. A próxima etapa é fechar o orçamento para colocar o curso com matrículas abertas. A expectativa é que as inscrições sejam abertas em maio. O Cepru/Unisc e a coordenação da Unisc de Venâncio Aires estão na expectativa de que as aulas comecem no segundo semestre de 2022 ou, quem sabe, ainda no primeiro semestre.

Mais cursos

Além da oferta do curso Técnico em Agropecuária, em Venâncio Aires, este se agrega ao Técnico em Enfermagem, que já está na sexta turma, desde 2018. Já formou diversos profissionais e qualificou o atendimento na área da enfermagem, não só na região, mas sendo procurado por outras regiões, como Bento Gonçalves.

Ainda em março, foram aprovados, para Venâncio Aires, os cursos Técnicos em Indústria 4.0 e Marketing. Para estes, as inscrições devem começar em 20 dias.