A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), campus de Montenegro, inaugurou na noite dessa terça-feira, 21, o Gabinete de Assistência Judiciária (GAJ) e da Clínica Integrada de Psicologia (CIP). A solenidade ocorreu no local onde os espaços estão colocados na Rua João Pessoa, 2110, no Centro de Montenegro.

Os dois espaços já recebem demandas desde março. No GAJ, os atendimentos ocorrem todas as tardes, das 13h30 às 17h30. São feitos atendimentos para pessoas que recebam até três salários mínimos e que moram em Montenegro, Maratá, Salvador do Sul, Pareci Novo, São José do Sul, São Pedro do Sul e São Pedro da Serra. “O curso de Direito iniciou a trajetória em Montenegro em 2018, com formação da primeira turma em 2023. Os estudantes aqui atendem pessoas da comunidade supervisionados pela professora Rosemari Hofmeister, sendo que o estágio congrega ensino, pesquisa e extensão”, diz a  coordenadora dos cursos de Direito de Montenegro e Capão da Canoa, professora Aline Burin Cella.

Ela ainda salienta que os serviços oferecidos pelo GAJ representam e reafirmam o compromisso da Unisc e do curso de Direito com o ideal comunitário de participação, promoção e transformação no cenário onde está inserido. “Muitas demandas atendidas aqui envolvem o direito das famílias e precisam de um acolhimento psicológico. E estar aqui, junto do CIP, faz toda a diferença.”

Já na Clínica de Psicologia, os agendamentos começam na próxima segunda-feira, 27. O atendimento no local é de segunda a quarta-feira, das 12h20 às 18h45. A psicóloga, professora da Unisc e coordenadora do serviço, Angela Alenice Rothmund, explica que o serviços de saúde mental do município faz o encaminhamento dos pacientes. “A pessoa vem, tem o acolhimento e entra em terapia. A população também pode nos procurar aqui e fazer esse agendamento. A ideia é que, futuramente, possamos colocar grupos de apoio, como na questão da ansiedade pós-pandemia, por exemplo”, comenta.

O reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, agradeceu a comunidade de Montenegro. “É necessário que um advogado ou psicólogo saia com um diploma, mas também que saiam da universidade sabendo fazer. Só aprendemos quando praticamos e aqui é uma demonstração clara, física, de trazer pro espaço problemas da sociedade para que os alunos resolvam, sem esquecer que, por trás, há todo um grande grupo de professores que acompanham esses estudantes. O atendimento é tão bom quanto se o estagiário fosse formado, porque há uma segurança por trás.”

Estiveram presentes no evento o prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta; a secretária municipal de Educação e Cultura, Ciglia da Silveira; o presidente da OAB/RS Subseção de Montenegro, João Pedro Ferreira da Silva Filho; comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Caí, tenente-coronel Rogério Pereira Martins; subcomandante do 5º Batalhão de Policiamento Militar em Montenegro, major Ricardo Machado da Silva; delegado regional da Polícia Civil, Marcelo Farias Pereira; além de outros convidados, alunos e professores da Unisc.