A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) apresentou e entregou na manhã desta sexta-feira, 23, no auditório do curso de Medicina situado junto à unidade acadêmica da casa de saúde, os projetos desenvolvidos por estudantes para a área de gestão do Hospital Santa Cruz (HSC) por meio do Laboratório de Empreendedorismo e Práticas Comunitárias (LEPC). Os desafios foram propostos aos alunos para diferentes áreas do Hospital, identificados pelos gestores envolvidos no processo de Acreditação Hospitalar da Instituição.

Ao todo, a iniciativa da Unisc envolveu cerca de 900 estudantes de quase todos os cursos de graduação da Universidade. O LEPC foi estruturado para oferecer uma aproximação dos alunos com os ambientes de inovação, além de ser um potencial gerador de novas ideias e projetos para a incubadora da Universidade. Eles foram divididos em 21 turmas, sendo 17 no campus de Santa Cruz do Sul, duas em Venâncio Aires e duas no campus de Montenegro, totalizando 177 projetos desenvolvidos com o objetivo de propor soluções para os desafios apresentados pelas instituições participantes.

As turmas que trabalharam com desafios captados no Hospital Santa Cruz integraram o LEPC B, que teve o total de 87 projetos nos três campi. Os outros 90 projetos foram desenvolvidos no LEPC A e estavam relacionados a 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para coordenar os trabalhos foi chamada uma nova turma de professores, totalizando 19 docentes de diversas áreas do conhecimento.

“O objetivo do laboratório de empreendedorismo e práticas comunitárias é fazer com que o estudante tenha contato com o ambiente empreendedor, no primeiro e no terceiro semestre, aliando os conceitos estruturantes do empreendedorismo clássico e social com a prática”, explica o professor Erion da Silva Lara. “As competências são desenvolvidas por meio de desafios previamente selecionados a partir das demandas reais da própria universidade e da comunidade, utilizando a Metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos”, complementa.

Os alunos do LEPC B do campus de Venâncio Aires desenvolveram projetos também no Hospital São Sebastião Mártir, a partir dos desafios propostos pela gestão, e na Unidade Básica de Saúde Gressler, além de um desafio captado na sociedade. Já os alunos do LEPC B do campus de Montenegro desenvolveram projetos por meio dos desafios propostos pela Secretaria Municipal de Saúde.

A apresentação dos projetos desenvolvidos no HSC ocorreu também virtualmente entre o final de junho e início de julho, de forma online, com a participação dos gestores envolvidos nos desafios. Nesta sexta-feira, o professor Erion apresentou à direção do Hospital e gestores os resultados gerais das propostas, que abrangeram as áreas de comunicação interna, divulgação de serviços, descarte de materiais, gestão financeira, tecnologia, entre outras.

O HSC foi representado pelo diretor geral, Vilmar Thomé, que ao final recebeu em mãos os pendrives com as propostas dos estudantes, e pela diretora de ensino e pesquisa, Giana Diesel Sebastiany. Também participaram a reitora da Unisc e presidente da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), Carmen Lúcia de Lima Helfer, o vice-reitor Rafael Henn, professores, gestores de áreas e funcionários do Hospital.

Para a reitora da Universidade, foi uma satisfação enorme apresentar os resultados desse projeto após um ano de tantos desafios. “As universidades precisam estar conectadas com o mundo real”, destacou Carmen Lúcia. “E o Laboratório de Empreendedorismo e Práticas Comunitárias foi uma virada de chave da Unisc, consolidando a nova proposta pedagógica implantada pela Universidade em 2019”, salientou.

A diretora de ensino e pesquisa do HSC, Giana Diesel Sebastiany, que também é diretora de ensino de graduação da Universidade, ressaltou o papel comunitário da Unisc e a forte integração entre as mantidas da Apesc. “Foi um trabalho coletivo que envolveu muitos alunos e professores da Universidade e profissionais do Hospital Santa Cruz”, acrescentou a professora.