Diversas iniciativas tem sido adotadas com intuito de evitar maiores agravos à comunidade

Em resposta aos desafios gerados pelo Covid-19 (Coronavírus), a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) tem buscado ações que possam auxiliar a comunidade da região no enfrentamento da pandemia, evitando maiores agravos à população. Na tarde de hoje, 26 de março, a reitora, Carmen Lúcia de Lima Helfer e o vice-reitor, Rafael Henn, apresentaram algumas medidas adotadas pela instituição.

“Estamos vivendo um momento sem precedentes na história recente. As angústias e a insegurança com relação ao futuro colocam mais, do que nunca, todos nós na mesma situação. Por isso, buscar apoio na ciência, na solidariedade e na preocupação coletiva tem sido o caminho que estamos seguindo com muita convicção”, contou Carmen.

As iniciativas desenvolvidas na Universidade reúnem esforços de diversos setores. Uma equipe - composta por pesquisadores, profissionais da saúde, engenheiros e uma startup do parque tecnológico-, está trabalhando para encontrar soluções viáveis de produzir respiradores e ventiladores mecânicos para os hospitais do município, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde.

Também em parceria com a Secretaria de Saúde, professores do curso de farmácia estão se empenhando para que seja possível disponibilizar testes para o Coronavírus nos laboratórios da universidade.  Já a Farmácia Escola, que produziu 200 litros de álcool gel para o Hospital Santa Cruz nesta semana, aguarda os novos insumos chegarem para dar início a outra produção.

Considerando e respeitando o período de isolamento, a Unisc inicia projetos de atendimentos gratuitos por telefone, a partir da próxima semana: o Tele-Covid, onde médicos e acadêmicos de Medicina estarão atuando com intuito de sanar dúvidas sobre a doença para melhor orientar a população; o Tele-Psi, onde o curso de Psicologia prestará apoio, especialmente para os idosos que são uma população em vulnerabilidade; e o curso de Nutrição prestará orientações específicas aos pacientes dos grupos de risco que estão cadastrados em projetos ou serviços da Universidade.

No que diz respeito à educação, a partir da próxima semana serão disponibilizados cursos de atualização e capacitação em diversas áreas do conhecimento, de forma gratuita para toda a comunidade. Aos acadêmicos da Unisc, Rafael Henn reforçou que as plataformas digitais estão sendo aperfeiçoadas para que as atividades propostas no ambiente virtual sejam ministradas da melhor forma possível: “as disciplinas práticas serão recuperadas no retorno das aulas presenciais, sem que haja prejuízo nenhum ao aluno”, reforçou.

Para Carmen Lúcia, é essencial que todos pratiquem a empatia e pensem no coletivo para encontrar as melhores soluções possíveis: “não existem fórmulas mágicas, testadas e aprovadas, que nos devolvam a normalidade de um dia para o outro. A melhor alternativa para essa crise global será encontrada pela ciência e pela razão, bem como nas ações de solidariedade e equilíbrio”, completou.

Assista o vídeo e confira na íntegra:  https://bit.ly/UniscCoronavirus