No último dia 28, ocorreu no ginásio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) a 1ª Etapa do Circuito Gaúcho de Basquete em Cadeira de Rodas. O evento recebeu quatro equipes de atletas do Estado: Unico/Aspede que é de Santa Cruz do Sul, Adau de Erechim, Brothers de Canoas e Cidef de Caxias do Sul. A equipe do Projeto de Extensão Acessibilidade e Saúde: Interdisciplinaridade em Ação da Unisc, que atua junto ao time de basquete em cadeira de rodas da Associação Santa-cruzense de Pessoas Portadoras de Deficiência Física (Aspede), auxiliou na organização dos jogos.

Ocorreram dois jogos pela manhã. À tarde, outros dois, definindo o campeão da etapa que foi a equipe da Unico/Aspede. O grupo treina três vezes por semana e tem atletas de Santa Cruz, Candelária, Rio Pardo e Alegrete.

Os estudantes do curso de Fisioterapia que participaram do evento e do projeto manifestaram a importância da atividade. “Foi um evento memorável, cheio de sentimentos, misto de nervosismo e frio na barriga de estar lá para auxiliar os atletas e também torcer por eles. Foi a primeira vez que consegui presenciar a vitória, foi inesquecível”, diz a aluna Thaine Fonseca.

O mesmo vale para Djeniffer Rosa, que está no projeto há 2 anos. “Foi uma experiência incrível poder ver de perto a evolução de cada atleta e saber que o Projeto Acessibilidade e Saúde vem contribuindo para isso. É gratificante.”

Para o atleta Cassiano Haas, que já está na Aspede desde o início do time, a primeira etapa do circuito foi incrível. “Foi a primeira vez que ficamos campeões na nossa cidade, teve um gosto especial de vencer e comemorar junto aos nossos familiares e amigos. A organização do evento foi muito boa, tanto atletas quanto torcedores foram bem acolhidos e orientados, enfim, parabéns a todos”.

Para a coordenadora do projeto, professora Patrícia Roveda, do curso de Fisioterapia, estar ao lado de pessoas e de familiares que são um exemplo de garra e determinação é muito gratificante. “Poder propiciar esta experiência aos estudantes por meio da extensão universitária é maravilhoso, uma vez que agrega valores na formação em saúde, especialmente quanto à humanização, respeito ao próximo e valorização do trabalho em equipe. Todos estão de parabéns.”

As outras etapas do circuito gaúcho acontecerão nos próximos meses em outras cidades do Estado. Na etapa em Santa Cruz, estiveram presentes membros do poder público municipal.