400 frascos de shampoo e 500 barras de sabonete serão usados para tratamento de doenças parasitárias de pele

Na manhã do dia 5, foi realizada a última reunião do ano de 2023 do Conselho da Comunidade na Execução Penal de Santa Cruz do Sul, nas dependências do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul (PRSCS). Durante a reunião, o Presidente do Conselho apresentou as ações realizadas durante o ano, em auxílio ao trabalho da 8ª Delegacia Penitenciária Regional, ao Presídio Regional de Santa Cruz e Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico, bem como as projeções de trabalho para o próximo ano.

Na ocasião, foi realizada a entrega de 400 frascos de shampoo e 500 barras de sabonete para tratamento de doenças parasitárias de pele. Os produtos foram produzidos nos laboratórios de farmacotécnica e farmacognosia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) por professores e estudantes vinculados aos grupos de pesquisa e de extensão Núcleo de Pesquisa e Extensão com foco no Sistema Prisional (NUPESISP) e Pró-Saúde da Unisc.

O recurso para a produção dos cosméticos foi captado através do edital da VEC regional de Santa Cruz do Sul por meio do projeto intitulado “Conhecer, Prevenir e Tratar”. O projeto teve como objetivo principal investigar a prevalência de doenças de pele e do couro cabeludo entre os apenados do sexo masculino do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Além de desenvolver a formulação, produzir e distribuir produtos, o projeto tem o intuito de promover a higiene pessoal e tratar doenças parasitárias de pele, uma vez que, aproximadamente 50% das pessoas presas são acometidas por estas dermatites durante o período de cárcere.

Sem título

Equipe da Unisc responsável pela produção dos cosméticos

A ação, junto ao sistema prisional, promovida em parceria com a comunidade, é importante para a saúde pública, pois além de evitar um contágio em massa no ambiente prisional, possibilita a prevenção para o ambiente extramuros, evitando o contágio de familiares. A execução das avaliações dentro do sistema prisional será realizada em parceria com a equipe de saúde prisional.

No encontro, os representantes do Ministério Público, Poder Judiciário e Defensoria Pública fizeram suas avaliações das atividades realizadas pelo Conselho em 2023 e as projeções para 2024. A Secretária de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, anunciou que em breve será lançado um antigo sonho do Conselho, o projeto Recomeço, criado nos moldes do Escritório Social, que será feito em parceria entre Prefeitura, Unisc e Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), com apoio de outros órgãos e secretarias.

Estavam presentes na reunião de encerramento do ano, os membros da diretoria do Conselho da Comunidade, Roberto Oliveira, Roberto Tailor Bandeira, Lia Gonçalves Possuelo, Marilei Menezes, Vinicius Laner e Eduarda Gassen Boeira; a secretária de Desenvolvimento Social de Santa Cruz do Sul, Roberta Pereira; a juíza da Vara de Execução Criminal, Luciane Gleese; o Promotor Rogério Fava; o defensor público, Fernando Schaeffel; a delegada da 8° Região Penitenciária, Samantha Lopes Longo; o diretor do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul, Gustavo Barcelos; e os servidores da Susepe lotados no Presídio de Santa Cruz do Sul, Graziela Hamann de Freitas, Daniela Viera Rodrigues, Paula da Rosa Camarote e Daniel Crespo; a enfermeira da UBS Prisional do PRSCS, Lizete Plotzky; o médico da UBS Prisional do PRSCS, Leonardo Nascimento; as professoras da Unisc, Cláudia Regina Mueller e Chana Medeiros; além das alunas da Unisc, Bárbara Rech, Lilian Schäfer, Lara Setti e Karin Rodrigues.

Sem7 título

Conselho da Comunidade na Execução Penal de Santa Cruz do Sul