Evento contou com a presença de Guilherme Figueiredo, chefe de produtos de áudio e serviços digitais do Grupo Globo.

Uma programação diferente marcou a noite desta quarta-feira, 24, nos cursos de Comunicação Social e Fotografia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A Aula Inaugural teve como tema “O profissional da comunicação na era da transformação digital”, guiada pelo head de áudio do Grupo Globo, Guilherme Figueiredo.

Durante o momento, Guilherme ressaltou a habilidade exigida dos profissionais de comunicação para acompanhar o ritmo contemporâneo de inovação. “A tecnologia sozinha não tem relevância, você precisa também estar atento ao zeitgeist, que é a cultura de cada tempo”, salienta.

O profissional também destacou que a pandemia acelerou um novo formato de consumo, instaurando a lógica de que todos têm acesso a tudo em instantes: “a tecnologia está disponível há muitos anos, sem ser utilizada. Na pandemia, o negócio acelerou muito.” Para exemplificar, ele falou das transmissões ao vivo. “O formato live tem um potencial de faturamento antes nunca visto. O BTS chegou a vender 1 milhão de ingressos para uma de suas lives".

Para o convidado, a mudança ocorreu principalmente no mercado da música. “Os serviços de streaming trouxeram uma transformação da proposta de valor. Hoje, a prateleira é ilimitada. A playlist passa a ter o papel de um radialista. O álbum perde valor, enquanto single ganha”, afirma.

Outro ponto debatido foi o fato de que as plataformas se adequam a essas transformações, explorando bem a evolução da tecnologia. “Videogames, hoje, chegam a faturar mais que o próprio cinema com lançamentos de filmes e músicas”, aponta. Nesse contexto, Figueiredo considera a importância de o profissional que está tentando ingressar no mercado de trabalho se posicionar e buscar interesse sobre o assunto. "Eu contrato pela atitude, interesse e capacidade analítica. O conhecimento se adquire".

O evento online foi transmitido ao vivo pelo Facebook, com mediação do coordenador dos Cursos de Comunicação da Unisc, Willian Araújo, e da subcoordenadora Patrícia Schuster. Também participaram do evento, a coordenadora da Agência Experimental A4, Cristiane Lindemann, demais docentes, alunos e egressos.

Sobre o convidado

Guilherme Figueiredo é formado em Comunicação pela ESPM Rio. Head de Áudio do Grupo Globo, trabalha como responsável pela estratégia de áudio nos produtos digitais, dentre eles o Globoplay; podcasts e distribuição em plataformas como Spotify e Apple Podcasts. Já atuou como Diretor de Marketing e Digital da Som Livre, gravadora pertencente ao Grupo Globo, colaborando por 10 anos na transição do físico para o digital.